Panorama
 
 
 

REMARE IDENTIFICA GOLFINHO SEM VIDA EM PERNAMBUCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Recife (09/10/06) - Um golfinho rotador (Stenella longirostris) foi encontrado sem vida na praia de Enseadas dos Corais, município do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco. A comunidade informou a ocorrência ao Centro Mamíferos Aquático (CMA) do Ibama, que em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), foi atender ao chamado. As duas instituições são membros fundadores da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane).

Estagiários e funcionários do CMA/Ibama foram até o local para o resgate da carcaça do animal até a sede do CMA\Ibama na Ilha de Itamaracá. A veterinária da FMA, Fernanda Niemeyer realizou necropsia e constatou que o animal era um macho com 1,8 metros e cerca de 74 quilos. De acordo com informações colhidas junto a veterinária o animal enroscou-se numa rede de pesca. “Possivelmente o pescador deve ter tentado salvar o golfinho, cortando a rede, e lesionou o animal, pois verificamos ferimentos no corpo dele produzidos por um objeto cortante”, explica ela.

Além desse ferimento o dorso do animal estava incompleto. “Faltava a nadadeira dorsal e parte das costas do golfinho. Como o local é área de ocorrência de tubarões, suspeitamos que o predador tenha sido atraído pelo sangue do golfinho ferido, o que causou a morte, pois na necropsia não achamos nenhuma evidência de morte por afogamento”, conclui Fernanda. Durante o exame cadavérico foram recolhidos tecidos para exames biológicos e genéticos posteriores.

A necropsia foi realizada pela veterinária e mais quatro estagiários de biologia e veterinária, que vieram de São Paulo e Rio Grande do Norte para adquirir conhecimentos sobre os mamíferos aquáticos no CMA\Ibama. “Os estagiários tiveram a oportunidade de praticar não somente a dissecação e macerarão no animal como a parte anatômica e possíveis causas mortis. Desta forma retiram-se toda a musculatura e gordura para restar apenas os ossos que serão incluídos no acervo do Centro”.

A Espécie - De acordo com dados do Projeto Golfinho Rotador, com sede em Fernando de Noronha, os animais da espécie Stenella longirostris vivem em águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacífico e Índico. Nunca entra em rios e raramente é observado perto da costa continental. Os rotadores podem buscar abrigo em águas calmas de enseadas em ilhas oceânicas, como ocorre em Kealakekua Bay, Havaí, e na Baía dos Golfinhos, Arquipélago de Fernando de Noronha.

Esses animais podem atingir até dois metros de comprimento e noventa quilos de peso. Em ambiente natural, vivem cerca de 30 anos. O Plano de Ação para Mamíferos Aquáticos, do Ibama, classifica o golfinho-rotador na categoria de "dados insuficientes", o órgão propõe o desenvolvimento de estudos sobre a dinâmica populacional e a história natural desses golfinhos. O maior predador da espécie é o tubarão.
Luís Boaventura

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.