Panorama
 
 
 

VISITAS MONITORADAS AO JARDIM BOTÂNICO E ZOOLÓGICO FORAM SUGESTÃO DO GOVERNADOR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

13/10/2006 - Uma visita ao Jardim Botânico ou ao Parque Zoológico, em São Paulo, constitui uma verdadeira aula de história natural, passando por disciplinas como Biologia, Botânica, Zoologia e outras. É por isso que as secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Educação vão desenvolver um trabalho conjunto para oferecer a alunos de escolas públicas estaduais a oportunidade de realizarem visitas monitoradas a esses dois espaços.

Com essa finalidade, as duas secretarias assinaram, hoje (11/10), um termo de cooperação para a realização de passeios com monitores e orientações aos professores e alunos, no Jardim Botânico de São Paulo, e um protocolo de intenções para a realização de estudos para o desenvolvimento de um trabalho semelhante no Parque Zoológico de São Paulo.

A solenidade de assinatura dos dois documentos contou com a presença do governador Cláudio Lembo e dos secretários do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e da Educação, professora Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, além dos diretores do Instituto de Botânica, Luiz Mauro Barbosa, e João Batista da Cruz, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Estiveram presentes, ainda, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, e do subprefeito da Lapa, Paulo Bressan, presidente do Conselho Superior da Fundação Parque Zoológico.

Lembo salientou que, após uma visita-surpresa aos dois espaços, sugeriu a criação de um programa de visitas monitoradas para dar às crianças a oportunidade de conhecerem a beleza do Jardim Botânico e do Zoológico. “A administração pública precisa ser mais eficiente, pois sem maiores custos para o Estado, é possível fazer com que as crianças tenham verdadeiras aulas ao ar livre em lugares como estes”, disse.

Goldemberg disse que espera que a consolidação das ações de educação ambiental nas duas instituições leve à criação de uma disciplina nas escolas públicas, ensinando as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. A secretária da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, salientou que o trabalho em sala de aula é um conceito antigo e que pouco se faz para mudar essa realidade. “Esta parceria vai permitir discussões sobre qualidade de vida e meio ambiente, atendendo, não a uma ordem, mas um desejo do governador”, disse.

Na solenidade de assinatura do protocolo de intenções, o governador recebeu um presente da direção do Zoológico e, diante de um grupo de crianças da quarta série do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Professor Miguel Rossi”, fez questão de entregá-lo para a professora Kelly Veridiane Rodrigues Esteves para que sorteasse entre os seus alunos. E, depois, permaneceu um longo tempo conversando com as crianças e professores presentes.

Para a realização de visitas monitoradas ao Jardim Botânico, as escolas interessadas deverão se informar pelo telefone 11-5073.6300, ramais 229 e 252. No Parque Zoológico, o projeto ainda será organizado, mas para visitas as escolas deverão enviar um ofício para o fax 11-5073.7238, para receber as orientações necessárias para o agendamento.
Foto: José Jorge

     

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.