Panorama
 
 
 

BRASIL TEM A MAIOR ÁREA CERTIFICADA FSC DA AMÉRICA LATINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

19 Oct 2006 - A Comunidade Kayapó da Terra Indígena do Baú, localizada no município de Altamira (PA), recebeu terça-feira (17/10) a certificação florestal FSC (Conselho de Manejo Florestal) para o manejo da castanha da Amazônia. Com o certificado, o Brasil passa a ter a maior área certificada FSC da América Latina, totalizando 5 milhões de hectares em todo o país.

A certificação assegura que as atividades de extração do óleo da castanha são desenvolvidas de acordo com os padrões internacionais de sustentabilidade ecológica, econômica e social definidos pelo FSC. O certificado é válido para toda a Terra Indígena do Baú, que abrange uma área de aproximadamente 1,5 milhão de hectares, entre os rios Cateté, Curuá e Baú. O processo de avaliação foi conduzido por uma equipe do Imaflora/Programa Smartwood da Rainforest Alliance, e começou em 22 de fevereiro deste ano.

A certificação FSC é apoiada pelo WWF-Brasil desde a sua criação. O WWF-Brasil faz parte do Conselho Diretor do FSC no país, e fomenta a certificação de comunidades e empresas na Amazônia brasileira.

Outras notícias do WWF-Brasil:

Workshop debate gestão estratégica de recursos hídricos, em Brasília

18 Oct 2006 - As mesas de debate programadas para o evento foram organizadas com temas estratégicos, com palestrantes convidados, com três perfis diferenciados, englobando o “estado-da-arte” sobre o assunto e discussão com participantes.

Serão abordados os temas Gestão Ambiental Integrada e Estratégica de Bacias Hidrográficas; Gestão dos Recursos Hídricos Urbanos; e Gestão e Planos de Recursos Hídricos: Nacional, Estadual e de Bacia.

Além destes três temas, serão recebidos resumos expandidos sobre temas os específicos Vazão Ecológica para Outorga e Licenciamento; Previsão de Vazão; Simulação Ambiental Integrada da Bacia Hidrográfica; Plano Diretor de Saneamento Ambiental; e Gestão de Riscos: Inundações, Secas e Saúde.

Informações e inscrições podem ser feitas pela página do evento: http://www.rededasaguas.org.br/

Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil encontra Al Gore

18 Oct 2006 - SÃO PAULO. O vice-presidente dos EUA na gestão Bill Clinton, Al Gore, convidado de honra da cerimônia de entrega da 24a. edição do Prêmio Eco, promovido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio), teve um encontro ontem com o presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Alvaro de Souza. Gore, que lançou recentemente o documentário e o livro "Uma verdade inconveniente" (sobre o risco das mudanças climáticas) foi apresentado ao trabalho do WWF-Brasil, e recebeu uma cópia do relatório do WWF-Brasil “Agenda Elétrica Sustentável 2020”, lançado no dia 14 de setembro.

O estudo prevê economia de R$ 33 bilhões para os consumidores, diminuição no desperdício de energia de até 38% da expectativa de demanda, geração de 8 milhões de empregos e a estabilização nas emissões dos gases causadores do efeito estufa caso o cenário Elétrico Sustentável seja aplicado no Brasil até 2020. O risco de novos apagões também seria afastado. O trabalho foi desenvolvido por especialistas da Unicamp e balizado por uma coalizão de associações de produtores e comerciantes de energias limpas, grupos ambientais e de consumidores.

"A dedicação de Al Gore à defesa do meio ambiente é exemplar e alcança diferentes setores da sociedade, o que é muito importante. Desmatamento e queimadas contribuem para o aquecimento global, e a criação de unidades de conservação, estimulada e apoiada pelo WWF-Brasil, é um meio eficaz de conter a degradação ambiental", diz Alvaro de Souza.

Antes da cerimônia, Gore teve um encontro com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em entrevista à Amcham, ela disse ter pedido a ele apoio à proposta brasileira que será apresentada na 12ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas (COP12), que acontecerá no Quênia. A entrevista está disponível no site da Amcham.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.