Panorama
 
 
 

CURSOS VÃO ACONTECER ATÉ O FINAL DO ANO EM CUBA, COSTA RICA E PARAGUAI

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

19/10/2006 - Atuando como Centro Colaborador da Organização Panamericana da Saúde - OPAS, desde 1992, em Preparação para Emergência em Casos de Desastres com produtos químicos, a CETESB está realizando mais três cursos internacionais sobre esse tema até o final do ano. O primeiro já está sendo realizado na cidade de Havana, em Cuba, desde o último dia 16/10, e até 20/10, com a coordenação técnica do gerente da Divisão de Gerenciamento de Riscos, Edson Haddad, no qual estão inscritos cerca de 30 profissionais daquele país.

Na semana de 23 a 27 de outubro, será realizado o mesmo curso na cidade de San José, na Costa Rica, com carga horária de 40 horas, com a participação de Jorge Luiz Nobre Gouveia, gerente do Setor de Operações de Emergência, e Marco Antonio José Lainha e Anderson Pioli, como instrutores da CETESB.

No período de 6 a 15 de dezembro, a CETESB estará realizando o curso em Assunção, Paraguai, também com carga prevista de 40 horas de duração. Os instrutores da CETESB serão Mauro de Souza Teixeira, Carlos Ferreira Lopes e Agnaldo Ribeiro Vasconcellos. Além disso, no mesmo período, os técnicos estarão participando do levantamento de informações do sistema de resposta a emergências químicas daquele país.

A CETESB vem realizando um grande número de atividades nos países da América Latina, nos últimos anos, relacionadas a emergências químicas ambientais. Além do atendimento a diversas solicitações de suporte à distância dos países da América Latina e da participação no atendimento emergencial realizado em 2003 no Paraguai, tem colaborado no diagnóstico do sistema de resposta a emergências químicas em diversos localidades, como no Panamá (2003) e na cidade de Quito, Equador (2005). Já participou também do curso Prevención, preparación y respuesta a los desastres con productos químicos peligrosos, no Panamá, em 2003, e no Equador e El Salvador, em 2005.

No período de 1999 a 2O03, o curso Prevención era realizado na sede da CETESB, porém, visando promover uma maior participação dos países, o curso passou a ser realizado no exterior. Com essa política de descentralização da atividade, oito cursos já foram realizados até o momento, atendendo mais de 300 profissionais de toda a América Latina, treinados pela CETESB no tema emergências químicas. A realização desses cursos é um trabalho integrado entre o Departamento de Cooperação Internacional, Divisão de Gerenciamento de Riscos, Setor de Operações de Emergência e Setor de Transferência de Conhecimento Ambiental da CETESB.
Texto: Eli Serenza

CETESB atende ocorrência com vazamento de ácido fórmico no Ipiranga

20/10/2006 - Equipes do Setor de Operações de Emergência e da Agência do Ipiranga da CETESB estão acompanhando as ações emergenciais em torno do vazamento de cerca de 5 litros de ácido fórmico, de uma bombona que estava sendo transportada por um caminhão, pertencente à Metaloys Chemicals Com. Ltda. e que se encontra na altura do n. 7.659 da Avenida do Estado (sentido Centro), no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Segundo apuraram os técnicos da CETESB, que foi acionada para atender o acidente hoje (20/10), por volta das 9h30, o motorista do caminhão, que transporta diferentes produtos químicos, sentiu um cheiro forte de produto químico e parou o veículo, no local citado acima, onde verificou o vazamento por um pequeno furo na parte de baixo da bombona que transportava o ácido fórmico.

O vazamento foi estancado rapidamente. Na pista, sobre o que vazou do produto, que é corrosivo e utilizado como agente de tingimento e em fungicidas, entre outros usos, além de emitir um forte odor, foi aplicado cal, sendo que a massa resultante da mistura deverá ser removida para um destino adequado. A CETESB também constatou que alguns dos produtos químicos transportados pelo caminhão, em outras bombonas e diferentes tipos de embalagens, eram incompatíveis e, preventivamente, solicitou que a empresa responsável providenciasse um outro veículo, visando uma separação das embalagens e transporte em separado dos produtos.

Não houve maiores danos ambientais e o Rio Tamanduateí, que corre ao lado da Avenida do Estado, não foi atingido. Os técnicos da CETESB permanecem no local até que todas as providências emergenciais sejam encerradas.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.