Panorama
 
 
 

FOIRN ANUNCIA FIM DO CONVÊNIO COM FUNASA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

16/10/2006 - Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) divulga carta na qual anuncia que, por não dispor de autonomia e de ter uma série de demandas negada, não renovará com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) o convênio para gerir o Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro. A entidade passará a atuar apenas no controle social do sistema de saúde indígena na região.

A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) decidiu não renovar o convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a gestão do Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro (Dsei-RN). Em carta direcionada à Coordenação Regional da Funasa no Amazonas, a direção da Foirn explica que o fim do convênio foi decidido após a Funasa ter rejeitado proposta para a realização de mudanças na gestão da saúde indígena regional.

A principal reivindicação das lideranças indígenas é por maior autonomia na administração do Dsei. “A Funasa não respeitou as deliberações dos conselhos locais e conselho distrital, que pediam mais autonomia e responsabilidade da Foirn na execução das ações, na coordenação técnica, compra de insumos básicos, realização de cursos para a formação de agentes indígenas de saúde e alimentação. Por isso a Foirn está saindo”, resume Domingos Barreto, presidente da entidade. Barreto afirma que, com o fim do convênio, a Foirn atuará na fiscalização e controle social sobre a execução do sistema de saúde indígena na região do Rio Negro. A carta lista ainda uma série de demandas que não foram aceitas pela Funasa. Leia aqui a carta na íntegra.

A Foirn também divulgou uma segunda carta, destinada aos profissionais de saúde que atuam na região, explicando o caso e garantindo que recomendará aos novos responsáveis o aproveitamento dos funcionários envolvidos no atendimento sanitário. Leia aqui.

A parceria entre a entidade indígena e o órgão do Ministério da Saúde existe desde a criação do Dsei, em 1999, mas sofreu grande alteração em 2004, quando a Funasa, ao promover mudanças no sistema de gestão de saúde indígena no Brasil, passou a centralizar as ações e deixou as entidades conveniadas responsáveis apenas pela administração do quadro de funcionários, com a verba repassada por Brasília. Nesse período o Dsei Rio Negro começou a enfrentar uma série de problemas, principalmente atraso no repasse de recursos, suspensão no pagamento de salários, falta de medicamentos e equipamentos. A crise na gestão da saúde indígena causa, muitas vezes, a paralisia no atendimento das aldeias da região e o aumento de doenças e mortes.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.