Panorama
 
 
 

GOVERNO ESTADUAL NÃO CONFIRMA MORTANDADE DE PEIXES EM MINAS GERAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

20 de Outubro de 2006 - Isabela Vieira - Da Agência Brasil - Brasília - A Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, não confirma a mortande de peixes no Rio Paraopeba, no município de Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Na terça feira (17), o biólogo Carlos Bernardo Mascarenhas denunciou que vários peixes apareceram mortos nas margens do rio. A denúncia foi baseada em relatos de pescadores como Adimílton Alves Rodrigues, que disse ter verificado centenas de peixes morrendo no local logo após a chuva forte que caiu na região.

Rodrigues pesca no local desde criança e contou que nesta semana pegou oito quilos de peixe, quando o normal são cerca de cem quilos. “Todo ano morre peixe aqui”, disse.

O 2º Pelotão de Meio Ambiente da cidade de Betim, também na região metropolitana, foi verificar a denúncia e encontrou cerca de 30 peixes mortos, informou o tenente Adilson Carneiro, para quem essa quantidade não caracteriza mortandade. Segundo o tenente, os pescadores relataram ter coletado cerca de 70 quilos de peixes mortos na semana, mas nenhum deles foi recolhido para análise. "Para estudo, teriam que estar vivos", disse.

Também não foi feita coleta de água para análise, "pois esse material poderia não trazer indícios que explicassem a morte dos animais”, acrescentou o tenente

A diretora de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Feam, Alice Soares, informou que na próxima semana o órgão realizará pesquisas no local para saber o que aconteceu.

Para o secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Paraopeba, Mauro da Costa Val, a morte de peixes pode ter sido causado pelo revolvimento nas águas, devido à chuva, de dejetos orgânicos e químicos do fundo do rio. "O Rio Betim, afluente do Paraopeba, recebe uma grande quantidade de resíduos tóxicos de indústrias, postos de gasolina, além esgoto de residências não tratado. É comum o lançamento clandestino de dejetos nos rios da região”, disse.

Segundo a diretora da Feam, a prefeitura de Betim está construindo estações de tratamento de esgoto. “A região tem um grande número de indústrias, das mais diversas. Há também a contribuição dos esgotos domésticos. Seria inconseqüente inferir qual destes empreendimentos é responsável”, afirmou.

O biólogo responsável pela denúncia disse ter fotografado e filmado, nos meses de janeiro e fevereiro, uma grande quantidade de peixes mortos na Bacia do Paraopeba, onde realiza pesquisa para a Universidade Federal de Minas Gerais.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.