Panorama
 
 
 

IBAMA: MADEIRA ILEGAL EM TAPAJÓS E COMBATE ÀS QUEIMADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Escritórios itinerantes no combate às queimadas

Teresina (18/10/06) - O Escritório Regional do Ibama em Parnaíba está desenvolvendo um projeto pioneiro sobre o combate às queimadas. A idéia baseia-se na ação de fiscalização e na orientação sobre o cuidado com a queima controlada diretamente com o público alvo envolvido: o agropecuarista. Neste período do ano intensificam-se as queimadas na região. O agricultor, especialmente, utiliza o fogo para limpeza do terreno que vai cultivar. É uma prática cultural que atravessa décadas e vem se intensificando, aumentando a quantidade de usuários e a área queimada. A falta de controle tem acarretado inúmeros prejuízos socioambientais quando a queima ultrapassa o limite desejado, tornando-se um incêndio florestal.

A iniciativa de montar escritórios itinerantes tem repercutido de forma positiva em meio aos trabalhadores rurais que se queixam de dificuldades para se deslocarem ao Ibama, além da própria falta de informações de como proceder com a queima controlada. O chefe do escritório do Ibama em Parnaíba/PI, Fernando Gomes, explica que “o Ibama está mais próximo do cidadão. Neste caso realizamos o deslocamento da equipe técnica de fiscais e educadores ambientais, que estão percorrendo 12 municípios na região de Parnaíba/ PI com o objetivo de cadastrar e autorizar a queima controlada, seguindo as orientações recomendadas”.

O trabalho será desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais, por meio das secretarias de meio ambiente, agricultura e educação, com os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e as Rádios Comunitárias Locais. Os municípios envolvidos nesta primeira fase são: Parnaíba, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Cocal, Murici dos Portela, Caraúbas, Caxingó, Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Joaquim Pires e Luzilândia.

Serão realizadas reuniões, palestras e entrevistas nas emissoras de rádio e TV, visando informar o público alvo dos cuidados que devem adotar ao ter a extrema necessidade de fazer uso do fogo. A experiência será avaliada para execução da próxima etapa, adaptando as mudanças que sejam necessárias, enfatizou Fernando Gomes.
Fernando Gomes

Fiscalização flagra exploração ilegal de madeira na Flona de Tapajós

Santarém (19/10/06) - Ações de fiscalização realizadas por servidores do Ibama na Floresta Nacional de Tapajós, em Belterra, no oeste do Pará, no último final de semana, resultaram na prisão de duas pessoas por crime ambiental e na apreensão de um caminhão carregado de madeira retirada na Unidade de Conservação.

No dia 12 de outubro, uma das ações resultou na prisão em flagrante de duas pessoas que exploravam madeira sem autorização na Unidade de Conservação. Generino Libério dos Santos e João Bosco Ferreira da Silva foram flagrados serrando uma árvore da espécie cedro, derrubada por eles dentro da Flona do Tapajós, no ramal do Genipapo.

Os infratores foram conduzidos à Polícia Federal em Santarém, onde foram presos. Além da multa de R$ 1.200,00, os autuados estão sujeitos à pena de prisão de um a quatro anos, conforme previsto no art. 50-A da Lei 9.605/98.

Além da prisão em flagrante, foi apreendido no sábado passado (14), um caminhão carregado de madeira em toras da espécie ipê extraídas de dentro da Unidade de Conservação, que está retido no pátio do Ibama em Santarém.
Christian Dietrich

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.