Panorama
 
 
 

IBAMA MOSTRA TECNOLOGIAS AMBIENTALMENTE SAUDÁVEIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

A Terceira Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorre na Esplanada dos Ministérios até o dia 23/10, é um grande sucesso. Segundo Vicente Júnior, analista ambiental do CSR/CEMAM, a cada dia cresce o movimento, principalmente de escolas. “Alguns alunos só querem pegar folders, mas outros são bem interessados e fazem muitas perguntas”, esclarece. Mesmo assim, enfatiza que os materiais disponibilizados pelo Ibama são de fácil leitura e entendimento. O Ibama conta com vários técnicos para explicar os assuntos correlacionados às suas várias áreas de atuação.

Uma parte do estande apresenta a Mostra Tecnologias Ambientalmente Saudáveis – caminho para um Brasil Sustentável, organizado pelo Portal das Tecnologias Ambientalmente Saudáveis (Ambtec). Criado em 2004, o portal reúne o maior conjunto de informações referentes a Tecnologias Ambientalmente Saudáveis (TAS) do País e funciona como um sistema de informações que orienta o usuário para a solução prática e objetiva dos problemas ambientais. Estimula também o uso adequado dos recursos naturais, sempre visando reduzir o impacto da ação humana sobre o meio ambiente.

Com o propósito de promover o uso de tecnologias que implicam ganhos para o meio ambiente, essa parte do estande reúne diversos exemplos de móveis, equipamentos, material de construção e de acabamento, energias limpas e outros produtos e práticas que privilegiam a economia, o uso e o manejo sustentáveis dos recursos naturais. A outra parte do estande apresenta instrumentos de combate a incêndio do Prevfogo, livros de pesquisa editados pelo CNIA e mostra de tecnologias de monitoramento antigas pelo CSR.

Os estudantes também gostam muito da exposição. Ana Virgínia Castelo, da engenharia florestal da UnB, pretende retornar e comprar vários livros da Editora Ibama. Para ela, o grande enfoque da feira é a reutilização de resíduos para a diminuição do lixo. “Devemos nos desenvolver tecnologicamente, mas sem deixar o meio ambiente de lado”, explica.

Para estudantes do ensino fundamental, a feira tem sido fonte de descobertas, principalmente para aqueles mais distantes do acesso às novas tecnologias. Áurea Cristina de Barros, do Centro de Ensino Fundamental 01, de Planaltina, nunca havia visto vários dos objetos em exposição. “Já conhecia reciclagem, mas não na prática”, observa. Ela também adorou a exposição de fetos no estande da UnB. “Fiquei emocionada”, declara. Já Everton Camilo de Sousa, do Centro de Ensino Médio da Escola Industrial de Taguatinga, que visita a feira pela segunda vez, ficou impressionado em conhecer como os cientistas desenvolvem seus projetos.

O economista Francisco Reginaldo, que acompanha a filha de 11 anos, está muito empolgado. ”Quem mais se diverte sou eu”, revela. Para ele, “educar é preciso, mas, informar, necessário”. “A juventude é curiosa e, quando conhece, é estimulada”, filosofa. Segundo Francisco, a feira é uma das formas de se despertar a vocação de nossos futuros cientistas.

Na realidade, quem faz sucesso entre a garotada, com direito a abraços e fotos, não é nenhuma tecnologia. É o tamanduá do Prevfogo. Quando o boneco aparece, fica cheio de gente em volta. E ele fica todo vaidoso. Explica que é o símbolo no combate aos incêndios porque, “na floresta, quando pega fogo, apago o fogo com o rabo”. Como tem o rabo grande, sua ajuda é de grande valia para a natureza.

Outros órgãos governamentais e não governamentais também estão presentes com estandes na feira. Quem ainda não foi, vale a pena conferir, conhecer e se divertir. Tem oficinas de histórias, holografia, uniforme e plataforma de coleta de dados espaciais, esqueletos, trem de levitação magnética, robô e, inclusive, uma idéia muito interessante para odorização de ambientes - em volta dos banheiros foi feito um chão com folhas de eucalipto cortadas – além de muitas outras experiências inovadoras.
Luis Lopes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.