Panorama
 
 
 

IBAMA: PARQUE NACIONAL MARINHO DOS ABROLHOS E TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Projeto Básico para visitação no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos está disponível para consulta

Brasília (20/10/06) - O Projeto Básico que orienta sobre a concessão de serviços no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos já está disponível para a população consultar e dar sua opinião. O objetivo visa orientar, direcionar e estabelecer atividades de uso público para a unidade de conservação, promovendo o conhecimento e a valorização de seus recursos ambientais, bem como, propiciar atividades recreativas e de lazer aos visitantes.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi criado em 1983, sendo o primeiro Parque Nacional do Brasil. Seu Plano de Manejo foi elaborado em 1991, e embora tenha proposto diversas ações para a gestão do Parque, não avançou o suficiente na questão da visitação pública. Uma das funções fundamentais dos Parques Nacionais é proporcionar o contato da sociedade com a natureza.

Em 1998 o Ibama editou uma Portaria regulamentando o credenciamento das embarcações que poderiam operar o turismo no Parque. Mas os serviços oferecidos não tinham a qualidade nem os padrões de segurança adequados.

Em 2003 o Parque Nacional realizou um Plano de Uso Público, onde foram realizados estudos de capacidade de carga e de viabilidade econômica. Com base nesses estudos, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos torna público seu Projeto Básico sobre a visitação na unidade de conservação, para que a sociedade dê sua opinião.

Os interessados deverão enviar sugestões para o email: concessao.abrolhos.ba@ibama.gov.br, ou pelo telefone (61) 3035-3479 - Bioma Marinho e Costeiro.
Verbena Fé

Presidente inaugura Centro de Triagem de Animais Silvestres em Minas Gerais

Belo Horizonte (19/10/06) – Na próxima terça-feira (24), às 11 horas, o presidente do Ibama Marcus Barros inaugura, na Superintendência do Ibama em Minas Gerais, as novas instalações do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/MG).

Na ocasião, os visitantes poderão ver os animais apreendidos e que já estarão alojados nas novas instalções, tais como filhotes de veado catingueiro, duas onças pardas, uma irara (parecida com a lontra), filhotes de papagaios, um gavião, corujas e periquitos. Além disso, o Ibama está com cerca de 500 aves de várias espécies, cobras e tartarugas tigre d’água.

A primavera é, tradicionalmente, a época em que várias dessas espécies procriam. Infelizmente, a cada dia aumenta o número de filhotes que são apreendidos, encontrados ou entregues voluntariamente ao Ibama.
Valdo Veloso

Ibama/RS participa de projeto etnobotânico na Flona de Canela

Porto Alegre (17/10/06) - Com o objetivo de realizar um inventário das espécies de plantas com potencial medicinal na região da Floresta Nacional de Canela e um reconhecimento das práticas de cura que possibilitem a reprodução do seu uso terapêutico pela população, está sendo realizado um projeto etnobotânico na serra gaúcha. Aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o projeto tem parceria com a Emater/Ascar, Feevale, UERGS e Ibama/RS. A coordenação da equipe do Ibama está sob responsabilidade do analista ambiental Raul Paixão e do chefe da Flona Ewerton Ferraz, com apoio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

De acordo com o chefe do NEA/RS, Gustavo Mahler, além de levantar dados sobre as espécies de plantas de potencial medicinal na região, o projeto busca aproximar a comunidade do entorno com o trabalho desenvolvido na unidade de conservação. “Buscamos maior interação e diálogo entre os conhecimentos popular e científico sobre o uso das plantas medicinais, ampliando as possibilidades de uso da
Flona”, explica Mahler.

Segundo a tecnóloga em Meio Ambiente e estagiária da UERGS, Patrícia Pinheiro do início do projeto, em junho de 2006, até agora, já foram identificadas 180 espécies cultivadas e nativas, com potencial fitoterápico dentro da Flona e no seu entorno.

Na primeira etapa, uma equipe multidisciplinar realizou entrevistas com cerca de 90 famílias da comunidade sobre a utilização das espécies na região em forma de chás, emplastros e temperos, entre outros. Um segundo levantamento, mais detalhado, será realizado e seus resultados apresentados à população na forma de oficinas.

O projeto ainda está definindo o potencial de utilização comercial destas plantas através da produção de sabonetes, chás e artesanato - com possibilidade de gerar renda, mas principalmente, com a finalidade de valorizar e preservar a flora nativa e a reprodução do conhecimento popular daquela região com possibilidade de ser estendido às outras Flonas do Estado.
Maria Helena Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.