Panorama
 
 
 

IBAMA RESGATA DOIS FILHOTES DE GAVIÃO REAL EM TUCURUÍ NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Belém (19/10/06) - Dois filhotes de gavião real (Harpia harphyja), com pesos entre 4 e 5 quilos e envergaduras entre 1,5 e 1,8 metros, foram resgatados pelo Ibama numa residência particular em Tucuruí, região sudeste do Pará, a 500 quilômetros da capital Belém.

Segundo Luís Felipe Costa, técnico Ambiental do Escritório Regional do órgão em Tucuruí, os gaviões foram encontrados por um funcionário da Telemar - empresa de telefonia, depois que uma árvore oca tombou no local de serviço da empresa. Os filhotes foram recolhidos pelo funcionário e ficaram sob os cuidados de uma moradora na área, que posteriormente os entregou com o apoio da Polícia Militar aos técnicos do Ibama.

O biólogo Alex Lacerda, do Núcleo de Fauna do Ibama em Belém, vai transportar os gaviões para Belém, onde ficarão em quarentena no criadouro do Mangal das Garças. Segundo Lacerda, o destino final dos gaviões será um criadouro conservacionista no Pará.

Histórico - Com esses dois filhotes já somam três os gaviões resgatados pelo Ibama nos últimos dois meses no Pará em áreas onde ocorrem desmatamentos e queimadas. O primeiro gavião, encontrado a partir do atendimento à denúncia anônima à Linha Verde do Ibama, foi apreendido pela fiscalização no dia 6 de setembro.

O gavião real ainda filhote, pesava aproximadamente 4,5 kg e tinha envergadura de 1,5 metros e estava em cativeiro numa residência particular no município de Tailândia, nordeste do Pará, a 250 km da capital Belém. O animal silvestre foi capturado por invasores da Gleba Urucuré e mantido em cativeiro, configurando-se crime ambiental. O gavião foi destinado para um zoológico de Fortaleza, Estado do Ceará, nordeste do País.
Edson Gillet Brasil

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.