Panorama
 
 
 

MERCADO INTERNACIONAL INCENTIVA PRODUÇÃO DE ETANOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

20/10/2006 - Especialistas apontam o Brasil como o país com maior potencial de crescimento na produção de energia renovável, especialmente etanol e biodiesel, devido à disponibilidade de terras agriculturáveis e da posição geográfica privilegiada. Entretanto, em 2005 os Estados Unidos ultrapassaram os brasileiros na produção de etanol, com uma média de 16,4 bilhões de litros produzidos, 4 milhões de litros a mais que o volume produzido no Brasil. Vale lembrar que o etanol produzido nos Estados Unidos utiliza o milho como matéria-prima, cujos benefícios ambientais são significativamente inferiores quando comparados ao oriundo da cana-de-açúcar.

O que parece preocupante, no entanto, desponta como possibilidade de negócios, já que quanto mais países produzirem álcool combustível, maiores as chances de o Etanol transformar-se em commoditie internacional. O desafio, segundo os especialistas, é desenvolver políticas que posicionem o Brasil como líder estratégico na produção mundial. Estes e outros temas serão discutidos durante a primeira Conferência Internacional de Agroenergia (Conae) que acontece entre os dias 11 e 13 de dezembro em Londrina, norte do Paraná.

Ao longo dos três dias de evento serão realizados 19 painéis e 8 conferências sobre temas como mercado de carbono, biodiesel, a política brasileira de produção energética, perspectivas energéticas mundiais, oleaginosas, aproveitamento de bioprodutos, biomassa florestal, biogás, entre outros. Para o coordenador do painel “Mercado de Etanol”, Frederique Rosa e Abreu, engenheiro químico e membro da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a expectativa é que o evento discuta os modelos de utilização das florestas energéticas, os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e o posicionamento do Brasil no mercado de etanol, uma das maiores promessas em agroenergia.

Segundo o pesquisador, apesar de os Estados Unidos já ultrapassarem a produção brasileira de etanol, o Brasil é o único país que possui uma política declarada de agroenergia, sendo considerado uma referência em tecnologia de álcool combustível e biodiesel. “O Etanol só se tornará uma commoditie internacional se houver garantia de suprimento. Quanto mais países produzirem, melhor será para o Brasil, porque conseguiremos produzi-lo com menor custo”, avalia. China, Índia e França também estão na corrida pela produção de álcool, tendo produzido, respectivamente (em bilhões de litros): 3,8; 1,7 e 0,91.

De fato, a produção de etanol já desponta como um dos negócios mais promissores no mercado agroindustrial. Segundo pesquisa da Dataagro (consultoria especialista e cana-de-açúcar e álcool), no ano passado o Brasil movimentou 2,9 bilhões de dólares com a venda de álcool para mistura com a gasolina, 2,2 bilhões de dólares com a venda de álcool combustível e 766 milhões de dólares em exportação para 46 países. No Brasil há 284 usinas de açúcar e álcool, com um processamento de mais de 300 bilhões de toneladas de cana por ano.

Atualmente, a bioenergia é responsável por cerca de 5 a 10% do agronegócio, mas analistas apontam que até o final do século o segmento energético renovável seja responsável por pelo menos 35% do agronegócio. “A agroenergia tem a possibilidade de diversificar a produção agrícola, criando novas oportunidades para o produtor além das tradicionais do mercado alimentício”, ressalta Abreu.

Entre os temas do painel Mercado de Etanol, destacam-se o cenário de etanol no mundo, o mercado de etanol no curto e médio prazo, a tecnologia de produção de etanol e a co-geração de energia na produção de etanol. O objetivo da Conae é firmar parcerias entre setor público e privado para criar uma plataforma de pesquisas no setor agroenergético.

Paralelo à Conae, haverá a primeira Exposição e Feira de Tecnologia para a Geração de Energia Renovável e Alternativas Energéticas, com exposição de trabalhos que devem ser inscritos até o dia 15 de novembro. Podem participar da Conferência Internacional de Agroenergia engenheiros, arquitetos, pesquisadores, professores, fabricantes de veículos e máquinas, agricultores, entidades governamentais, organizações não governamentais, estudantes, ecologistas, economistas, jornalistas e formadores de opinião.

A Conferência Internacional de Agroenergia é uma iniciativa é da Federação de Associações de Engenheiros Agrônomos do Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e conta com o apoio de universidades, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, Ministério da Agricultura, Ministério do Turismo, Sociedade Rural, Embratur, Londrina Convention & Visitours Bureau, Itaipu Binacional, Universidade Tecnológica, Adetec, Confea / Crea.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.