Panorama
 
 
 

MINISTRO DEFENDE APROVEITAMENTO DE ESPÉCIES ESTRANGEIRAS DE PEIXES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

18 de Outubro de 2006 - Carolina Pimentel e Pedro Biondi - Repórteres da Agência Brasil - Brasília - O potencial das espécies exóticas (estrangeiras) de peixes deve ser aproveitado na piscicultura brasileira, assim como o das espécies nativas. A opinião é do ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Altemir Gregolin.

“Eu acredito que não é uma questão de proibir ou não proibir”, disse Gregolin hoje (18). “É uma análise caso a caso. É importante que a gente preserve, estimule e invista nas espécies nacionais, como tambaqui e pirarucu, e ao mesmo tempo aproveite as espécies exóticas que já estão no nosso meio e que tem potencial fantástico, como a tilápia.”

Em entrevista à Agência Brasil durante a cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca, o ministro lembrou que a tilápia, originária da África, é criada há mais de 40 anos no país e possui bom mercado interno e externo.

A tilápia é um dos peixes mais procurados pelos criadores, porque, além da aceitação, é resistente, cresce rápido e se reproduz com facilidade. As mesmas características, no entanto, fazem dela uma espécie invasora, que já está presente em rios e lagos de boa parte do país.

Espécies invasoras são animais, vegetais e microrganismos que se instalam, muitas vezes pela ação humana, em regiões onde não ocorriam. Ameaçam as espécies locais e podem causar desequilíbrio ecológico e prejuízos econômicos.

O ministro informou que o governo tem investido em pesquisas para dominar a reprodução de peixes nativos em cativeiro, como o pirarucu na Amazônia e o jundiá (uma espécie de bagre) no Mato Grosso do Sul.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.