Panorama
 
 
 

MMA: PRÊMIO CHICO MENDES, NOVAS RESOLUÇÕES DO CONAMA E CATADORES DE LIXO TORNAM-SE “PROFISSIONAIS”

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Catadores do lixão tornam-se 'profissionais' da reciclagem em Pernambuco

19/10/2006 - Um projeto financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) unido à força de vontade do Centro de Estudos e Apoio a Comunidades (Cedecom), conseguiu transformar a vida de 62 pessoas que viviam da catação direta no lixão dos municípios de Camaragibe e São Lourenço da Mata, na região Metropolitana do Recife (PE). A partir de um convênio assinado entre o FNMA e o Cedecom, os ex- freqüentadores do lixão se tornaram 'profissionais' da reciclagem. Eles deixarão o dia-a-dia do lixão para trabalhar na coleta seletiva em bairros, escolas, comércio e repartições públicas dos dois municípios. A formatura será no dia 21 de outubro, às 17h, no Centro de Atividades do Sesi, em Camaragibe.

São 29 catadores de Camaragibe e 33 de São Lourenço da Mata. Durante dez meses, eles tiveram aulas sobre gestão de empreendimentos sociais, cadeia produtiva e reciclagem do lixo, coleta seletiva, artesanato em material reciclado e princípios sobre dignidade e cidadania. Os catadores participantes do Projeto CADRecicla fazem parte de uma organização que funciona em galpões doados pelas respectivas prefeituras.

Câmara Técnica do Conama aprova novas propostas de resoluções

17/10/2006 - A Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou nesta terça- feira (17) a proposta de resolução sobre padrões de emissão de óleos e graxas em plataforma marítima de exploração de gás e petróleo e a alteração do artigo 18 da resolução 316/2002, que dispõe sobre a operação do sistema crematório, limites e parâmetros de monitoramento.

Na ocasião, os membros da Câmara de Assuntos Jurídicos também discutiram a revisão da Resolução 257/1999, que trata sobre o descarte e gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos. A matéria ainda será analisada em reunião conjunta das Câmaras de Assuntos Jurídicos e de Saúde e Saneamento Ambiental, prevista para o início de novembro.

Todas as propostas aprovadas pelas Câmaras Técnicas deverão ser votadas e deliberadas pelo plenário do Conama, que se reunirá entre os dias 29 e 30 de novembro.

Inscrições para o prêmio Chico Mendes vão até novembro

17/10/2006 - Estão abertas até o dia 6 de novembro as inscrições para a quinta edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, exercício 2006. Podem participar associações comunitárias, ONGs, instituições, empresas e pesquisadores que desenvolvem trabalhos voltados à preservação e conservação do meio ambiente. As inscrições devem ser feitas por remessa postal - Caixa Postal 10805, CEP. 70306-970 - Brasília-DF.
O prêmio, além de homenagear Chico Mendes que foi um militante ativo na proteção da floresta amazônica, também reconhece e estimula trabalhos de conservação dos recursos naturais e de desenvolvimento sustentável que atualmente equilibram os interesses ecológicos e sociais para a melhoria de vida das populações.

Os trabalhos serão julgados em seis categorias: Liderança Individual, Associação Comunitária, Organização Não- Governamental, Negócios Sustentáveis, Ciência e Tecnologia e Arte e Cultura. Os vencedores serão anunciados no dia 28 de novembro. Os primeiros lugares de cada categoria receberão um diploma honorífico e premiação total líquida de R$ 20 mil, somando R$ 120 mil em prêmios.

Instituído em 2002, pela Secretaria de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa tem por objetivo despertar e estimular o interesse da população para a necessidade de preservação e recuperação ambiental por meio da valorização das boas práticas ambientais. Maiores informações em:

http://www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=59&idMenu=2466

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.