Panorama
 
 
 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS SÃO TEMA DE DEBATE NO INT

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Aquecimento Global - 17/10/2006 - Acontece hoje (17), às 14h, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) realiza mais uma edição das Terças Tecnológicas. Parte da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia 2006, a palestra abordará o tema “Mudanças climáticas e mecanismos de desenvolvimento limpo: novos desafios”.

A concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera vem aumentando, especialmente, pela queima de combustíveis fósseis – como carvão, petróleo e gás natural – em indústrias, veículos, usinas termoelétricas, sistemas domésticos de aquecimento, atividades agropecuárias, lixões e aterros sanitários, que liberam o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), principais responsáveis pelo aquecimento global. No Brasil, a emissão de CO2 se deve, sobretudo, ao desmatamento, ao tráfego de veículos e à combustão industrial.

A partir do final da década de 1980, com o crescimento dos problemas resultantes do aquecimento global, as mudanças climáticas começaram a ser debatidas mundialmente. Em 1992, 185 países além da União Européia assinaram a Convenção Marco sobre Mudança Climática, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. Cinco anos depois, o Protocolo de Kyoto foi adotado e, em fevereiro de 2005, foi ratificado por 74 países que se comprometeram a reduzir, entre 2008 e 2012, suas emissões em 5,2%, em relação aos dados de 11000.

Um dos dispositivos estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto para a redução de emissões é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que permite a realização de projetos conjuntos entre países do Norte e do Sul que contribuam com o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento.

O desenvolvimento tecnológico traz grandes perspectivas na limitação das emissões dos gases de efeito estufa. Muitos processos vêm sendo desenvolvidos para que não emitam ou emitam menos dióxido de carbono. É o caso da eficiência energética, do uso de energias renováveis, hidrogênio e descarbonização dos combustíveis fósseis, entre outros.

As mudanças climáticas, suas conseqüências e as maneiras de reverter o quadro serão debatidos na Terça Tecnológica especial da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16, pelo site www.int.gov.br/3tecno. Os inscritos recebem certificado.

O ciclo de palestras Terças Tecnológicas é um projeto voltado para estudantes de graduação e pós-graduação. Ele tem por objetivo estimular o debate e a interação entre tecnologistas do INT e o público universitário, permitindo aos estudantes conhecer os projetos, pesquisas e tecnologias desenvolvidas no Instituto. As palestras acontecem mensalmente, de março a junho e de agosto a novembro.
Assessoria de Imprensa do INT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.