Panorama
 
 
 

PÁSSAROS APREENDIDOS EM MINAS GERAIS, CIRCO MULTADO EM BRASÍLIA E DOAÇÃO DE REDES NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Ibama doa seis quilômetros de rede de pesca à Semec no Pará

Belém (19/10/06) - Centenas de escolas municipais pertencentes à Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Pará (Semec) serão beneficiadas com a doação de seis mil metros de rede de pesca apreendidas – seis quilômetros, este ano, em operações de fiscalização da Superintendência do Ibama no Pará. Todos os apetrechos de pesca doados pelo instituto serão utilizados em atividades culturais, na proteção de quadras esportivas e em áreas de recreação nas escolas da rede municipal de ensino.

A Secretária Municipal de Ensino, Terezinha Gueiros, receberá as redes de pesca, que serão entregues pelo Coordenador da Comissão de Doação da Superintendência do Ibama no Pará, Artur Valinoto, amanhã (20), às 14h30, na sede da Associação dos Servidores do Ibama no Pará - Asibama, localizada na Estrada da Ceasa, Belém do Pará, norte do País.

Madeira - Amanhã (20) também serão entregues pela Comissão, 30 metros cúbicos de madeira serrada destinados ao Projeto Paracuiã, que é coordenado pelo médico Guataçara Gabriel. A madeira será utilizada na construção de viveiros para animais silvestres. As espécies se encontram no criadouro conservacionista autorizado pelo Ibama na área do projeto, localizado no município de Terra Alta, nordeste do Pará, a 160 quilômetros de Belém.
Edson Gillet Brasil

Fiscais multam circo em Brasília

Brasília (17/10/2006) - O Ibama multou o “Le Cirque” por maus tratos aos animais que participam das apresentações do circo, em Brasília. Os fiscais e técnicos do Ibama fizeram duas vistorias durante os meses de setembro e outubro, quando o dono do circo foi multado em R$ 3.400 e notificado a apresentar os documentos comprovando a origem dos animais e a melhorar os espaços destinados aos bichos. Atualmente, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que proíbe em todo país a utilização de animais em circos como já acontece no Rio de Janeiro e Pernambuco.
Gustavo Rick

Cetas recolhe 56 pássaros em Minas Gerais

Belo Horizonte (18/10/06) - O Centro de Triagem de Animais Silvestres da Superintendência do Ibama em Minas Gerais (Cetas/MG) acaba de receber 56 pássaros. Dentre eles estão trinca-ferro, sabiá laranjeira, canário chapinha, pássaro preto, azulão, bico de veludo, sanhaço, coleirinha, curió, tico-tico.

As aves foram recolhidas pela Polícia Ambiental na residência de Sebastião de Lima, no bairro Taquaril, em Belo Horizonte, por solicitação do Ibama. Ele estava como fiel depositário e tinha pedido conversão da multa. O órgão federal entendeu que, por ser reincidente na guarda ilegal de animais silvestres, os pássaros deveriam ser recolhidos. Aparentemente, as aves se encontram em bom estado de saúde. Segundo o Núcleo de Fauna do Ibama/MG a maioria deverá ser reintroduzida na natureza.
Valdo Veloso

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.