Panorama
 
 
 

PESCADORES RECEBEM ORIENTAÇÃO DO IBAMA EM UBATUBA/SP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

São Paulo (20/10/06) - Pescadores do litoral norte de SP reuniram-se ontem (19/10) com representantes do Ibama, em Ubatuba, para esclarecer dúvidas sobre legislação ambiental e propor soluções para o ordenamento pesqueiro na região. A comunidade pesqueira local ficou apreensiva nos últimos meses com a autuação e até a detenção de vários pescadores por infringirem normas legais. Eles também queriam discutir a possibilidade de alteração nos períodos de defeso do camarão, a emissão de licenças de pesca, a utilização dos TED´s (dispositivos que facilitam a fuga de tartarugas presas nas redes) e o cultivo de mexilhões, entre outros assuntos.

Na reunião foi esclarecido que algumas autuações, aplicadas aos pescadores de tainhas por um equívoco da PM Ambiental, poderão ser sustadas, já que a portaria utilizada (Portaria Sudepe 29, de 1987) foi revogada pela Portaria Ibama 40, de 1992. Quanto ao uso dos TED´s, que segundo os pescadores causam perda de 70% do pescado apreendido nas redes, analistas do Ibama explicaram que não será possível revogar sua obrigatoriedade imediatamente, uma vez que esse dispositivo é uma exigência dos EUA para países dos quais importam camarões. Todavia, foi proposta a realização de uma pesquisa conjunta com o Projeto Tamar - Ubatuba para verificar qual a incidência de tartarugas nas redes de pesca da região. Os resultados servirão para verificar se o emprego do TED é realmente justificado nesse litoral e, assim, conseguir uma revisão dessa norma.

Os pescadores também reivindicaram uma nova alteração nos períodos de defeso dos camarões rosa e sete-barbas, atualmente ocorrendo nos períodos de março a maio e de outubro a dezembro, respectivamente. Eles alegam que um defeso só para ambas as espécies, como ocorria anteriormente, era mais produtivo para a pesca. Analistas da área de pesca estranharam essa nova reivindicação, já que eles mesmos haviam sugerido a instituição de dois defesos. Segundo o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello, antes de novas mudanças é preciso muito cuidado, pois os estoques do crustáceo vêm sendo reduzidos e isso afetará diretamente os que vivem da pesca. "Antes de o pescado acabar, quem acaba é o pescador", lembrou o diretor aos presentes na reunião.

O litoral norte de SP é atendido por duas unidades do Ibama. Em caso de dúvidas, pescadores podem procurar orientações no Escritório Regional de Caraguatatuba (12 - 3883.1757) ou na sede da Estação Ecológica Tupinambás, em São Sebastião (12 - 3892.5573).
Airton De Grande

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.