Panorama
 
 
 

POPULAÇÕES TRADICIONAIS GANHAM ACESSO À INTERNET

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Reserva do Lago do Capanã Grande é a primeira do Amazonas a interligar seus jovens à rede mundial de computadores

Manaus (17/10/06) - Informática para as populações tradicionais que vivem em reservas no interior do Amazonas. Este era um sonho longínquo que os técnicos do Centro Nacional das Populações Tradicionais (CNPT) do Ibama no Amazonas estão começando a tornar realidade. No último final de semana, os alunos da comunidade Ponta do Campo, localizada na Reserva Extrativista Lago do Capanã Grande, no município de Manicoré, puderam ter seu primeiro contato com computadores e descobrir o mundo através da Internet.

Com apoio do Instituto Embratel, foram instalados dois computadores com acesso à Internet na escola da comunidade. Os jovens também receberam um curso de informática para aprender a utilizar as ferramentas que o computador oferece. Por enquanto são dois computadores, mas a idéia é ampliar o número para oito.

De acordo com Mônia Fernandes, analista ambiental do Ibama, este é o resultado de alguns meses de discussões entre o CNPT e a Embratel, que além da internet, doou 30 placas de identificação para serem colocadas ao longo da BR-319, limite oeste da reserva. O projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Manicoré, que se comprometeu a destinar uma cota extra de diesel para o funcionamento do motor que gera energia para os computadores.

Mônia explica que a proposta é que as atividades pedagógicas sejam otimizadas e as crianças e jovens, além da própria comunidade, possam trocar idéias e mensagens com outras crianças apoiadas pelo Projeto Embratel Educação, do Instituto Embratel, que prevê a implantação de 21 pontos de internet em comunidades rurais. A Resex do Lago do Capanã Grande é a única nesta categoria e o único ponto no Amazonas a ser beneficiada pelo projeto, que envolve também comunidades quilombolas.

Entusiasmo - A novidade causou alvoroço na reserva, pois é a primeira vez que tanto os comunitários quanto os professores locais têm acesso a rede mundial de computadores. “Apesar da novidade estar no ar há apenas três horas, os comunitários já imaginam como será se comunicar com o Ibama em Manicoré ou com seus futuros amigos”, relata Mônia. A proposta do Instituto Embratel é colocar no ar uma página a ser construída pela comunidade.

Ana Dias, que ministrou o curso de informáticas na Resex, se diz impressionada com o interesse e a agilidade dos alunos em aprender sobre os computadores. “Foram somente três dias de capacitação e tanto as crianças quanto os adultos já estão dominando os comandos e programas instalados”.

A Reserva Extrativista Lago do Capanã Grande foi criada em 2004 e possui cerca de 350 famílias residindo numa área de aproximadamente 304 hectares. A principal fonte de renda é a castanha, que tem sua coleta de dezembro a março. A borracha é a segunda maior fonte de renda da área, com seringais bastante produtivos.
Flávia Mendonça

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.