Panorama
 
 
 

POVOS DO XINGU CELEBRAM II JOGOS TRADICIONAIS E FUNAI FAZ EXPOSIÇÃO DE FOTOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Povos do Xingu celebram II Jogos Tradicionais

16 de outubro - A partir do próximo dia 21 o Parque Indígena do Xingu (MT) vai virar palco da celebração dos jogos tradicionais das etnias da região. O evento tem como objetivo reforçar a tradição por meio das várias modalidades esportivas praticadas pelas comunidades como o huka-huka, arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, natação, futebol, entre outras.

Os II Jogos Tradicionais dos Povos Indígenas do Xingu vão até o dia 27, na aldeia Yawalapiti, e reunirão, além dos anfitriões, etnias Kamayaurá, Waurá, Mehináku, Aweti, Kalapalo, Kuikuro, Matipú, Nahukwá, Ikpeng, Suyá, Trumai, Juruna, Kayabi.

O evento tem apoio da Funai, do Ministério do Esporte, Ministério da Defesa e da Organização Indígena Portal Xingu.

Morre liderança indígena Zoró

Foi enterrado na última sexta-feira (13/10), na Terra Indígena Zoró, no município de Rondolândia (MT), o corpo do líder Paiô Zoró. Aos 92 anos, o cacique foi vítima de uma parada cardio-respiratória.

Paiô teve um papel importante na luta em defesa da demarcação e desocupação do território de seu povo, no final da década de 1980.

“Quando morre algum índio a gente fica muito triste. Ainda mais um índio como o Paiô, que sempre correu atrás das necessidades de seu povo”, lamenta o sobrinho Catarino Gavião.

Prêmio Professor Nota 10 tem indígena entre finalistas

17 de outubro - O professor da Escola Indígena Mbo’eroy Guarany Kaiowá, Ava Poty Rendy, conhecido também entre seu povo como Ismael Morel, ficou entre os finalistas do “Prêmio Professor Nota 10”, deste ano. O resultado saiu na última quarta-feira, dia 11. Organizado pela Fundação Victor Civita, o Prêmio recebe centenas de projetos desenvolvidos por professores de escolas de todo país.

Das mãos da presidente da Ong Comunitas, Ruth Cardoso, Ismael Morel recebeu o prêmio de quinta colocação pelo trabalho de resgate de danças e da cultura indígena do seu povo por meio da Educação Física.

No Brasil, há 2.417 escolas indígenas estaduais e municipais, além de 9.100 professores indígenas. Nos últimos seis anos, quatro projetos de professores indígenas do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso, foram indicados como exemplos que além de qualidade e criatividade.

Funai expõe mostra fotográfica

17 de outubro - O público externo poderá conferir até a próxima sexta-feira (20/10), uma exposição fotográfica de crianças indígenas das etnias Kamayurá, Krahô, Xavante, Ajuru, Pareci, Kaingang e Guarani.

Realizada pela Funai, por meio da Coordenação Geral de Artesanato (CGART), a mostra é composta por seis painéis de autoria dos fotógrafos Anderson Schneider, Ademir Rodrigues, Eduardo Borges, Helineuza Rodrigues e Sandoval Amparo.

O evento é em comemoração ao Dia da Criança e vai até dia 20 de outubro, de 9 h às 17h30min, no Centro de Exposição e Vendas da Artíndia, localizado no térreo da sede da Funai, em Brasília.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.