Panorama
 
 
 

RIGOTTO INSTITUI FORÇA-TAREFA EM FAVOR DOS RIOS DOS SINOS E GRAVATAÍ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2006

18/10/2006 - O governador Germano Rigotto assinou nesta quarta-feira (18), decreto criando uma força-tarefa para o atendimento de situações de risco ambiental nas bacias hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí. Estão envolvidos 15 órgãos públicos e entidades. A coordenação está a cargo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), como órgãos executivos do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra). O trabalho será realizado em sintonia com a Comissão Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Conforme parágrafo único do artigo 1º do decreto, a situação crítica causada pelo acidente que resultou na mortandade de peixes nas duas bacias hidrográficas está relacionada à necessidade da preservação de parâmetros qualitativos e quantitativos para a utilização das águas, com ênfase no abastecimento público e na manutenção da qualidade ambiental e dos ecossistemas fluviais. Dentro de 45 dias, estará concluído um programa de ações integradas para os rios dos Sinos e Gravataí, que vai incluir também um plano de alerta sobre as condições ambientais de ambas as bacias. O projeto levará em conta os aspectos químicos, físicos e biológicos, com base nas definições do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Rigotto esclareceu que, embora estejam previstos 45 dias para a elaboração do programa de ações integradas, as medidas que a situação exige começam a ser tomadas imediatamente. Elas incluem a identificação dos responsáveis pelos danos causados nos últimos dias, para que sejam encaminhadas as sanções cabíveis. Haverá também intensificação do controle de irregularidades, com auxílio de patrulhamento aéreo pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (BM). "Mais instrumentalizado, o Comando vai fortalecer a fiscalização do depósito de lixo nos rios. As condições dos Sinos e do Gravataí vêm se agravando pelo aumento de população às suas margens, pela retirada indevida de água e pelo lançamento de lixo e de esgoto, tanto industriais como domésticos. Por isso, é preciso uma articulação mais forte entre Estado, municípios, Ministério Público, Assembléia Legislativa e organismos federais. É essa ação integrada que a força-tarefa pretende que aconteça", afirmou o governador.

Emergência

Para facilitar a busca de recursos, o governador assinará, daqui a alguns dias, um outro decreto, declarando situação de emergência nos rios dos Sinos e Gravataí. Nesta quinta-feira (19), durante reunião do Comitê Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, será apresentado pela Sema e pela Secretaria de Obras Públicas e Saneamento um projeto que já vinha sendo elaborado para normatizar a utilização da água dos rios da região. "É um planejamento que estabelece ferramentas de intervenção nas bacias com vistas à solução de problemas ocasionados pelas diversas fontes poluidoras", explicou o secretário do Meio Ambiente, Claudio Dilda.

A Fepam, responsável pela remoção de 35 toneladas de peixes atingidos pelo acidente ambiental, está concluindo hoje (18) uma inspeção em áreas empresariais para averiguar se os padrões de lançamento de efluentes estipulados em seus respectivos licenciamentos estão sendo cumpridos. Os resultados apurados serão divulgados à imprensa e ao público às 14h de amanhã (19), no auditório da Faculdade de Direito da Unisinos, em São Leopoldo. De acordo com o diretor-presidente da Fepam, Antenor Ferrari, as informações colhidas serão repassadas ao Poder Judiciário para aplicação de possíveis punições legais. Independentemente disso, a Fepam pode tomar medidas administrativas, como cobrança de multas e interdições de empresas. "O acidente causado nesses dois rios trará um custo para recuperação das bacias, e alguém terá de pagar por ele", disse Ferrari.

Fazem parte da força-tarefa os seguintes órgãos estaduais e entidades: Assembléia Legislativa do Estado, Ministério Público Estadual, Secretarias do Meio Ambiente, da Justiça e da Segurança e de Obras Públicas e Saneamento, Fepam, Comando Ambiental da BM, Corsan, Comissão Estadual de Defesa Civil, Famurs, Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Associação dos Municípios do Litoral Norte, Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
Fonte: Site de notícias do Governo do Estado/Fepam

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.