Panorama
 
 
 

SEIS EMPRESAS AUTUADAS EM CONSEQÜÊNCIA DO ACIDENTE AMBIENTAL NO RIO DOS SINOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2006

19/10/2006 - A causa da mortandade dos peixes no Arroio Portão em conseqüência do acidente ambiental na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos foi falta de oxigênio, ocasionado por excesso de lançamento de carga orgânica despejada no rio, com predominância doméstica. A divulgação foi feita pelo diretor presidente da Fepam, Antenor Ferrari e pelo diretor técnico Jackson Muller, na tarde desta quinta-feira (19), durante reunião plenária do Comitê Sinos, realizada no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Unisimos.

Para o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Dilda, “o Rio Grande do Sul não será o mesmo depois desse episódio, a exemplo do que ocorreu na década de 1970 com a Maré Vermelha, que mobilizou toda a sociedade gaúcha”. A Sema e a Secretaria Estadual de Obras elaboraram o 1º plano de Saneamento da Bacia do Rio dos Sinos, com a participação do Comitê Sinos.

A reunião reuniu técnicos, especialistas, representantes de entidades governamentais e não governamentais para discutir a situação emergencial em que se encontra o rio dos Sinos. Estiveram presentes o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langoni; o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino; o presidente do Comitê Sinos, padre Aloísio Bonhen, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional ao Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Sílvia Capelli, entre outros.

Na ocasião também foram divulgados os nomes das empresas Gelita South America e Ultresa, ambas sediadas em Estância Velha e da Três Portos, sediada em Esteio, flagradas pelo descumprimento de normas ambientais. Outras três empresas, duas com sede em Estância Velha e uma em São Leopoldo, não tiveram seus nomes divulgados em função de liminares concedidas pelas 2ª e 3ª Varas Cíveis de São Leopoldo. As seis empresas foram autuadas pela Fepam com multas no valor total de R$ 1, 217 milhão.

As 32 prefeituras localizadas na bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos foram notificadas diante da necessidade de se encontrar alternativas eficientes para gerar soluções a médio e longo prazo, frisou o diretor-presidente da Fepam, Antenor Ferrari. O diretor técnico da Fepam, Jackson Muller, salientou que a questão do tratamento dos efluentes domésticos tem que ser equacionada, sendo que a Fepam vem agindo de forma supletiva na construção da ação fiscalizadora.

Portaria do diretor-presidente da Fepam, Antenor Ferrari, do último dia 11, determinou a redução em 30% da vazão licenciada de todas as atividades industriais situadas na Sub-bacia do Arroio Portão. Também foi concedido prazo de 180 dias para que os Municípios inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos apresentem à FEPAM, proposta de Plano de Saneamento voltado à redução dos lançamentos de esgotos domésticos sem prévio tratamento.
Fonte: Assimpren/Fepam

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.