Panorama
 
 
 

UMA GINCANA PELA NATUREZA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 20/10/2006 - Saiba mais sobre a V Gincana de Caxiuanã, evento que reúne crianças de comunidades ribeirinhas, pesquisadores e voluntários.

Floresta Nacional de Caxiuanã. Nesta área verde preservada, localizada a 400km de Belém, está prestes a acontecer a Gincana de Caxiuanã, um grande evento que vai reunir crianças de várias comunidades ribeirinhas, pesquisadores e outros profissionais. O objetivo é levar atividades de educação ambiental, ações de cidadania, lazer etc. para as comunidades que habitam nas áreas próximas à Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn).

Para participar da Gincana de Caxiuanã, os estudantes precisam estar matriculados em alguma escola e ter um bom rendimento escolar. Todas as atividades da Gincana, as palestras, as oficinas, a parte esportiva, tem um significado maior: mostrar para as crianças que preservar a área onde habitam - a Floresta Nacional de Caxiuanã - é importante para todos, dos pesquisadores aos estudantes.

História

A semente da Gincana foi plantada em 1996, durante a realização do projeto “Floresta Modelo”, que reunia uma série de atividades que tinham como objetivo melhorar a qualidade de vida dos habitantes do entorno da ECFPn. Com atuação em cinco áreas (educação, saúde, eco-turismo, cooperativismo e agrofloresta), o projeto foi elaborado e implementado com a participação de diversas comunidades próximas à Estação.

Segundo Socorro Andrade, pedagoga do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) e que também participou do “Floresta Modelo”, o projeto alcançou várias conquistas. “Na área de educação, conseguimos qualificar muitos professores, além da redução do analfabetismo”, destaca.

As crianças das comunidades próximas da ECFPn viviam uma situação escolar muito difícil: não havia escolas construídas. As aulas eram realizadas de forma improvisada, nas casas dos professores. Para solucionar esse problema, em 1999, o Ministério da Educação aprovou um projeto submetido pelo “Floresta Modelo”, que viabilizou a construção de três escolas, além da doação de três barcos, funcionando como transporte escolar das crianças.

Com o fim do projeto Floresta Modelo, havia a necessidade de se continuar com as atividades de educação, que tinham se transformado na base de todo o projeto.

Gincana

Em 2001, a pesquisadora do Museu Goeldi, Dirce Kern, lança a proposta de uma Gincana, voltada para as crianças, como forma de integrar estudantes, comunidade e a ECFPn, com atividades voltadas para a educação ambiental. Com a participação de Socorro Andrade e da pesquisadora Graça Santana, no mesmo ano é realizada a 1ª Gincana de Caxiuanã com a participação de 50 crianças das comunidades de Caxiuanã, Pedreira e Laranjal.

Na sua segunda edição, em 2002, a Gincana de Caxiuanã apresenta novidades: passa a ter duração de quatro dias, ao invés de apenas um. A partir de então, as crianças passam a ficar hospedadas nas dependências da Estação Científica Ferreira Penna, recebendo alimentação e alojamento. “Desse ano em diante, vários pesquisadores adotam o evento, viajando para a ECFPn e realizando palestras e oficinas, além de outros profissionais do Museu Goeldi”, lembra Socorro Andrade. As crianças tiveram a oportunidade de participar de oficinas, palestras e atividades esportivas, como a tradicional “casquinhagem” (similar a canoagem), com barcos construídos pelos próprios ribeirinhos.

Nesse mesmo ano, uma conquista para a educação da região: foi implantado um Pólo Educacional que oferecia aos habitantes do entorno da estação concluírem o Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries). Foi implantado ainda um projeto de alfabetização de adultos, que procurava, através de “causos” dos próprios moradores, alfabetizá-los e, ao mesmo tempo, resgatar a memória coletiva dos habitantes mais antigos.

Em 2004, a Gincana de Caxiuanã passou a fazer parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nesse ano começa a existir uma maior participação da Prefeitura de Melgaço, sendo que esta patrocina o evento com passagens para funcionários do MPEG e ajuda na alimentação das crianças que participam da gincana.

No ano passado, a Prefeitura de Melgaço foi a responsável pela nova atração da Gincana de Caxiuanã: O Barco da Saúde. Nele, as crianças que participavam da Gincana e os moradores da região tiveram a oportunidade de fazer consultas odontológicas, exames médicos e tomar vacinas. Os profissionais do Barco da Saúde realizaram, ainda, algumas palestras para as crianças, durante a Gincana.

Este ano, mais uma novidade: A Prefeitura de Portel passa apoiar o evento, com o Barco da Cidadania, que vai oferecer serviços de emissão de documentos (carteira de identidade, certidão de nascimento etc.) para todas as comunidades próximas à Estação Científica.
Assessoria de Comunicação Social do Museu Goeldi

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.