Panorama
 
 
 

AÇÃO PELO IR ECOLÓGICO REALIZA DEBATE NA FIESP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

23 Oct 2006 - Representantes da Ação pelo IR Ecológico estarão em São Paulo nesta terça-feira (24 de outubro), às 15h, para debater o projeto com a sociedade civil. O encontro, gratuito e aberto ao público em geral, será na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp (Avenida Paulista, 1313, 4º andar). A mobilização na cidade está sendo coordenada pela Fundação SOS Mata Atlântica; WWF-Brasil; Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e Pinheiro Neto Advogados.

Na palestra, a proposta do IR Ecológico e seus benefícios para doadores e favorecidos serão apresentados por Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil; Érika Bechara, assessora jurídica da Fundação SOS Mata Atlântica; e Eduardo Pannunzio, coordenador do projeto Marco Legal e Políticas Públicas do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). O evento também contará com a participação de Marta Mítico Valente e Felipe Barboza Rocha, associados da Pinheiro Neto Advogados. Os interessados em apoiar a iniciativa também podem participar assinando um manifesto disponível nos sites das organizações integrantes da Ação.

Criado em julho de 2005, o grupo, formado por ONGs ambientalistas, empresas e voluntários, defende a adoção de uma lei que crie estímulos fiscais para projetos de ONGs ligados à conservação e ao desenvolvimento sustentável. “No setor privado, empresas mais evoluídas já entendem que o investimento em conservação ambiental é importante e deve acompanhar programas de educação e saúde. É importante portanto criar mecanismos de incentivo fiscal que estimulem o investimento nesses projetos. É a oportunidade de optar por um caminho sustentável e de colaboração entre os diferentes setores da sociedade”, diz Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil.

O evento em São Paulo integra um ciclo itinerante de palestras que desde agosto divulga a proposta do IR Ecológico em todas as regiões do país. As cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA), Curitiba (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) já foram visitadas.

O objetivo das palestras é disseminar a proposta e ganhar apoio da sociedade civil de todo o país para a criação de mecanismos que estimulem o investimento em projetos ambientais. “Apesar de o Brasil ser um dos países com maior diversidade biológica do mundo e das ameaças enfrentadas, o investimento hoje é limitado”, lembra Geórgia Pessoa, assessora jurídica do WWF-Brasil e coordenadora do grupo. A Ação pelo IR Ecológico celebra desde julho a aprovação do substitutivo ao projeto de lei 5974/05 – e seu apenso o PLS 5162/05 - que dispõe sobre estímulos fiscais para projetos ambientais pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Ele prevê que pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir do imposto de renda devido, respectivamente, até 80% dos valores doados e até 40% dos valores para patrocínio efetivamente destinados a entidades sem fins lucrativos, para aplicação em projetos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Agora, o projeto segue os trâmites normais da Casa, e antes de chegar à Plenária, passa pela Comissão de Finanças Tributação e pela de Constituição, Justiça e Cidadania. Se aprovado em todas as instâncias, voltará ao Senado Federal, onde já foi previamente aprovado.
O projeto prevê também incentivos para doações ao FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente). A proposta abre a possibilidade de benefício para outros fundos públicos ambientais habilitados pelo governo federal para tal fim.

A Ação pelo IR Ecológico é composta pelas seguintes organizações não-governamentais e empresas: WWF-Brasil, The Nature Conservancy (TNC), Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Fundação Biodiversitas, Instituto Bioatlântica, Pinheiro Neto Advogados, PATRI e Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.