Panorama
 
 
 

APREENDIDAS QUASE 700 AVES SILVESTRES NA PARAÍBA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

João Pessoa (24/10/06) - Em mais uma etapa da Operação Avoante, a equipe de fiscalização da Superintendência do Ibama na Paraíba apreendeu 600 dessas aves silvestres, a maioria já abatidas por caçadores em propriedades rurais, próximas às cidades de Brejo do Cruz e Cajazeiras, no Sertão paraibano. Também foram apreendidas 70 aves vivas. Entre as espécies apreendidas estão sabiás, cancões, canarinhos, galo-de-campina e arribaçãs. A apreensão faz parte da Operação Avoante 2006, realizada pelo Ibama em várias cidades paraibanas. De maio a outubro, já foram apreendidas mais de sete mil aves silvestres.

No último sábado (21), os agentes ambientais aprenderam essas 70 aves, agrupadas em 37 gaiolas e 18 carregadores. Elas estavam sendo vendidas na feira livre da cidade de Cajazeiras. Os proprietários dos animais foram autuados por crime ambiental e depois liberados. As aves foram levadas para uma área de mata e devolvidas para o habitat natural.

Já na última quarta-feira, os fiscais localizaram, nas Fazendas Tranqueira e Buraco da Pedra, em Brejo do Cruz, a 459 km de João Pessoa, 4 mil sangras (armadilhas usadas para a captura de aves). Os objetos dos caçadores, orçados em aproximadamente R$ 8 mil, foram incinerados. Ainda no município, o comerciante Francisco Alencar Dantas foi preso em casa por crime ambiental. Com ele, foram encontradas 600 arribaçãs, já abatidas e no freezer.

Segundo o coordenador de operações do setor de Fiscalização do Ibama, Jaime Pereira da Costa, o comerciante será julgado e está sujeito à pena de reclusão de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 por ave morta. Jaime Pereira disse que a operação Avoante tem por objetivo o combate ao tráfico de aves silvestres no Estado. Ele explicou que o órgão possui um setor de inteligência responsável pelo mapeamento das denúncias.
Gutemberg Pádua

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.