Panorama
 
 
 

CATADORES DE PERNAMBUCO RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA FAZER ARTESANATO COM MATERIAL RECICLADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

25 de Outubro de 2006 - Angelina Guedes - Da A Voz do Brasil - Brasília - Mais de 60 pessoas sobrevivem da coleta do lixo nos municípios de Camaragibe e São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Em vez de apenas recolher e vender o que muita gente joga fora, esses trabalhadores agora usam o esse material para fazer artesanato.

Por meio de um trabalho conjunto do Fundo Nacional de Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente e do Centro de Estudos e Apoio a Comunidades, os catadores tiveram acesso a cursos sobre reciclagem, coleta seletiva de lixo e artesanato em material reciclado. Depois de oito meses, eles se organizaram em uma cooperativa e agora podem aumentar a renda vendendo o que produzem.

“A expectativa é aumentar a renda, dar um trabalho digno para o pessoal que está saindo do lixão para trabalhar no galpão”, diz a presidente da cooperativa, Erica Lúcia, que participou do curso.

Na semana passada, os catadores receberam o diploma de conclusão do curso. Segundo o diretor do Fundo Nacional De Meio Ambiente, Elias Araújo, com a capacitação, eles poderão ser inseridos no mercado de trabalho.

“Eles estão começando agora a vida profissional, não só como catadores, mas como profissionais da reciclagem de materiais”.

O fundo também financia outros projetos de conservação e uso sustentável de recursos naturais. O objetivo é melhorar a qualidade ambiental do país. Até agora foram financiados cerca de 1,3 mil projetos relacionados a melhorias ao meio ambiente.

Instituições públicas federais, estaduais ou municipais e organizações sem fins lucrativos podem enviar projetos que ajudem na preservação do meio ambiente. Essas instituições devem ter pelo menos dois anos de existência.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.mma.gov.br/fnma

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.