Panorama
 
 
 

CODEVASF FAZ CONTENÇÃO DA EROSÃO DO SÃO FRANCISCO EM SERGIPE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

27/10/2006 - Brasília - A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, está concluindo obras de contenção de erosões nas margens do rio São Francisco, nos Perímetros Irrigados de Cotinguiba/Pindoba e Betume, localizados nos municípios de Propriá, Japoatã, Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba, em Sergipe. Para a execução das obras, o Governo Federal, por meio do Programa de Revitalização e Recuperação do Rio São Francisco, investiu R$ 4,6 milhões.

A Implantação de estruturas de proteção no leito do rio (espigões) em material rochoso perpendiculares à margem e o lançamento de material de transição nos taludes (rampas) são alguns dos serviços que estão sendo executados. As obras incluem , ainda, a colocação de estrutura de proteção em material rochoso, como pedras, e proteção vegetal das rampas situadas acima da estrutura de proteção. Nos locais em que a ação erosiva já provocou o desbarrancamento, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, está reimplantado o dique de proteção.

No Perímetro Irrigado de Cotinguiba/Pindoba, o trabalho de contenção de erosão está sendo feito em dois trechos. O primeiro, no setor Cotinguiba com uma extensão de 1,4 mil metros, incluindo o realinhamento e reimplantação do dique de proteção. O outro trecho em obras é o setor Pindoba, que tem uma extensão de 700m. No local, o dique de proteção já se encontrava em acelerado processo erosivo, comprometendo a integridade das estruturas de irrigação e drenagem ali implantadas. Já no Perímetro Irrigado de Betume, as obras estão sendo executadas nas proximidades do povoado Serrão, no município de Ilha das Flores, em uma extensão de 130m. Paralelamente às obras, a Codevasf está desenvolvendo atividades ambientais que envolvem as comunidades beneficiadas e os executores das obras.

Programa de Revitalização do rio São Francisco é apresentado em audiência pública na Bahia

24/10/2006 - Brasília - O Ministério da Integração Nacional apresentou, na última sexta-feira (20/10), o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, na Audiência Pública promovida pelo Ministério Público Estadual da Bahia. O evento foi realizado no município baiano de Jacobina e contou com a participação de gestores municipais, de representantes da sociedade civil e de prefeitos de alguns municípios baianos.

A audiência pública teve como objetivo apresentar problemas ambientais no rio São Francisco, verificadas durante fiscalização preventiva realizada pelo Ministério Público Estadual da Bahia. A fiscalização alcançou os municípios baianos de Campo Formoso, de Jacobina, de Juazeiro, de Manuel Calmon, de Mirangaba, do Morro do Chapéu, de Ourolândia, de Umburanas e de Várzea Nova, todos localizados na região centro-norte da Bahia, e que integram a Bacia do rio São Francisco.

Durante a audiência, os representantes do Ministério da Integração Nacional apresentaram o Programa de Revitalização do rio São Francisco e deram ênfase à preocupação dos gestores públicos na preservação ambiental daquele território, com atenção especial voltada à sub-bacia do rio Salitre e do Rio Itapecuru, como orienta o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. Também informaram sobre o acesso aos 154 programas do Governo Federal que convergem para a Bacia do rio São Francisco. Os programas possuem interface com o Programa de Ações Estratégicas para a Bacia do rio São Francisco e estão relacionados às questões de recursos hídricos.

O Programa de Revitalização do rio São Francisco tem como objetivo recuperar, conservar e preservar a Bacia do rio São Francisco, que abrange seis estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e o Distrito Federal, e conta com uma população de 14 milhões de habitantes.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.