Panorama
 
 
 
CURSO EM CUBA FOI PRIMEIRA CONTRIBUIÇÃO OFICIAL DO CENTRO COLABORADOR CETESB A UM PAÍS DE CARIBE
Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

25/10/2006 - O curso "Prevención, preparación y respuesta a desastres con productos químicos peligrosos", organizado pela OPAS - Organização Panamericana da Saúde com apoio da CETESB e realizado entre os últimos dias 16 e 20 de outubro, na cidade de Havana, contou com a participação de 27 profissionais, de nove províncias de Cuba. Entre os presentes na sessão de abertura do curso, estavam o diretor do CENATOX - Centro Nacional de Toxicologia, Dr. Rafael Moya; o representante da OPAS em Cuba, Dr. Justo Cárdenas; o diretor do CLAMED - Centro Latino Americano de Medicina de Desastres, Dr. Guilhermo Mesa; e a presidente da Sociedade Cubana de Toxicologia, Dra. Maria Antonia Torres Alemán; além do assessor em Toxicologia da OPAS-Brasil, Dr. Diego González e do representante da CETESB, o químico Edson Haddad, gerente da Divisão de Gerenciamento de Riscos e coordenador técnico do Centro Colaborador CETESB sobre o tema desastres químicos. A capacitação realizada em Cuba foi a primeira contribuição oficial do Centro Colaborador CETESB a um país do Caribe.

Em sua apresentação, Haddad abordou os conceitos básicos sobre acidentes químicos, riscos associados aos produtos químicos, descontaminação de equipamentos, apresentação de casos práticos, responsabilidades da agência ambiental paulista na prevenção, preparação e resposta aos acidentes químicos, e exercício simulado de acidente químico. O curso também incluiu palestras sobre a preparação do setor de saúde para emergências químicas, atendimento hospitalar e pré-hospitalar, fontes de informação sobre produtos químicos, responsabilidades das instituições nas emergências químicas e toxicologia aplicada às emergências químicas.

Após o curso, os representantes do CLAMED, OPAS-Brasil e CETESB se reuniram e identificaram algumas necessidades com a finalidade de aprimorar a atuação das intituições cubanas na prevenção e resposta às emergências químicas. Entre os itens levantados, estão a necessidade de fortalecer o CLAMED, como responsável pela atuação em desastres naturais e tecnológicos; a possibilidade da continuidade do apoio da CETESB por meio de cursos de capacitação; a necessidade de traduzir para o espanhol a página da agência ambiental paulista sobre emergências químicas e necessidade de criar um curso para gerentes de emergências químicas.
Texto: Eli Serenza

     

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.