Panorama
 
 
 

DEFINIDOS OS PERÍODOS DE DEFESO DA SARDINHA ATÉ 2009

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Brasília (27/10/2006) - Os períodos de defeso da sardinha das próximas três temporadas (2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009) foram publicados hoje no Diário Oficial da União. Segundo o coordenador geral de Recursos Pesqueiros, José Dias Neto, é inédita a fixação por seis anos consecutivos de dois períodos anuais de defeso. “Nós fixamos dois defesos por ano de 2003 a 2006 e agora prolongamos este modelo até 2009. Com isso, estamos consolidando uma tendência de recuperação do estoque”, explica o coordenador.

O defeso da sardinha continuará ocorrendo duas vezes por ano: o primeiro para proteger a fase de maior intensidade de desova e o segundo para assegurar a chegada desses peixes à fase adulta, quando já estão aptos a reproduzir e, assim, garantir a sobrevivência da espécie. “Os períodos de defeso contribuem para diminuir a situação de sobrepesca e ajudam a recuperar o estoque. Isto aumenta a produção do setor pesqueiro, o que melhora a renda e a oferta de emprego neste setor. Todo este incremento da produção está aliado à conservação do patrimônio ambiental”, declarou o coordenador.

Os períodos das próximas temporadas foram definidos a partir de consenso entre o Ibama, os ministérios do Meio Ambiente, o do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior e o da Defesa (Marinha), a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e o setor produtivo de sardinha durante a última reunião do Comitê Gestão do Uso Sustentável da Sardinha Verdadeira (CGSS), realizada no início de outubro na sede do Ibama em Brasília.

Períodos de Defeso

I – de 17 de novembro de 2006 a 24 de fevereiro de 2007

II – de 21 de junho de 2007 a 09 de agosto de 2007

III – de 17 de novembro de 2007 a 24 de fevereiro de 2008

IV – de 18 de junho de 2008 a 06 de agosto de 2008

V – de 12 de novembro a 2008 a 20 de fevereiro de 2009

VI – de 06 de julho de 2009 a 25 de agosto de 2009
Gustavo Rick

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.