Panorama
 
 
 

EXAMES MOSTRAM QUE PEIXES DO CAPIBARIBE MORRERAM DE ASFIXIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

24 de Outubro de 2006 - Márcia Wonghon - Repórter da Agência Brasil - Recife - A morte de centenas de peixes no início da semana no Rio Capibaribe, que corta o centro do Recife, pode ter sido provocado por fragmentos de um material à base de ferro, conhecido como granalha. O produto estava sendo usado há um mês na restauração da Ponte Velha sobre o Capibaribe, em obra contratada pela prefeitura do Recife. Exames de laboratório coordenados pela bióloga Liana Barroso, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, mostraram que a morte dos animais ocorreu por asfixia.

"Foram encontrados pequenos fragmentos da substância nas brânquias dos peixes". O resultado parcial do laudo pericial foi divulgado pelo presidente em exercício da Companhia Pernambucana de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Geraldo Miranda. Miranda disse que determinou a paralisação imediata da obra por medida de precaução, até que sejam concluídas todas as análises laboratoriais. Novos testes da água e de solo devem ser concluídos nos próximos oito dias.

A maior parte dos peixes mortos era da espécie bagre, que vive no fundo dos rios. Logo após o acidente equipes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) retiraram do Capibaribe 600 quilos de peixes mortos. O presidente da Emlurb, Amaro João, explicou que o material, que segundo ele não é tóxico, estava sendo usado por uma empresa contratada, conforme as normas de segurança e proteção ambiental.

Amaro João disse que o local da obra foi coberto por lonas e tapumes, de modo a evitar que o material caísse na água ou fosse dissipado pelo vento. As obras da ponte, iniciadas em 11 de setembro e suspensas há uma semana, têm custo estimado de R$ 2 milhões.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.