Panorama
 
 
 

INSTRUÇÃO NORMATIVA ESTABELECE PROCEDIMENTOS PARA RECIFES ARTIFICIAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Brasília (24/10/2006) - Desde a última quarta-feira, a instalação e a exploração econômica de recifes artificiais para a pesca em todo país a obedecer a normas específicas, com a publicação da Instrução Normativa nº 125, que estabelece os procedimentos para sua implantação de forma sustentável.Os recifes artificiais são estruturas subaquáticas planejadas para simular as condições biológicas de um recife natural e, por isso, funcionam como verdadeiras cidades submersas atraindo diversas espécies de plantas e animais.

Os interessados em instalar recifes artificiais terão que encaminhar um projeto ao Ibama que, por sua vez, vai analisar se a proposta está de acordo com a gestão pesqueira da região para, só depois, apresentar parecer conclusivo sobre a viabilidade do empreendimento. “Os recifes artificiais são estruturas que funcionam como atratores, concentrando várias espécies de peixes, fato que, consequentemente, atrai e provoca imediata ação por parte dos pescadores, colocando em risco o uso sustentável dos recursos pesqueiros na região. Por isso, a exploração econômica desses recifes vai depender da aprovação do Plano de Manejo de Pesca pelo Ibama”, explica coordenador de Ordenamento Pesqueiro do Ibama, Clemeson José Pinheiro da Silva.

Segundo o coordenador, os recifes artificiais podem servir ainda como instrumento auxiliar na proteção contra a pesca de arrasto, uma vez que podem inviabilizar esse tipo de pesca em áreas específicas, o que ajudaria no processo de gestão dos recursos pesqueiros.

Os responsáveis pelos recifes artificiais instalados antes da instrução normativa, terão 180 dias para procurar o Ibama e requerer a regularização de seus empreendimentos. “Iremos estudar as particularidades de cada caso e, se necessário, faremos um ajustamento de conduta com o empreendedor”, esclareceu o coordenador.
Gustavo Rick

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.