22
de Outubro de 2006 - Agência Brasil
- Brasília - Uma pesquisa que permitirá
elaborar estudos para a recuperação
dos danos causados ao meio ambiente ao longo
das rodovias federais será iniciada
amanhã (23) pelo Centro de Excelência
em Engenharia de Transportes (Centran), uma
parceria entre o Exército e o Departamento
Nacional de Infra-Estrutura de Transportes
(Dnit).
Militares de diferentes
organizações percorrerão
cerca de 40 mil quilômetros de estradas,
dentro da Operação Meio Ambiente,
que se constitui na segunda fase do Plano
Nacional de Regularização das
Rodovias Federais. Com equipamentos GPS, eles
cadastrarão os problemas ambientais
encontrados principalmente nas rodovias consideradas
prioritárias para o escoamento da produção.
Os dados coletados na pesquisa
serão enviados para o Dnit e para o
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais Renováveis (Ibama),
com um diagnóstico das necessidades
e do custo para a realização
das obras.
Na primeira fase do Plano foram examinados
14 mil quilômetros de rodovias federais,
incluindo dados como maior índice de
acidentes e maior potencial de risco ambiental.
Militares analisam
condições ambientais de rodovias
federais
23 de Outubro de 2006 -
Isabela Vieira - Repórter da Agência
Brasil - Brasília - O Centro de Excelência
em Engenharia de Transporte (Centran), uma
parceria do Exército com o Departamento
Nacional de Infra-Estrutura de Transportes
(DNIT) iniciou hoje (23) uma análise
das condições ambientais de
42 mil quilômetros de rodovias federais
não concessionadas.
A pesquisa será realizada
por integrantes de diversas organizações
militares do país. Eles contarão
com a ajuda de computadores e equipamentos
que funcionam por meio de satélites,
como os GPS. Terão prioridade as estradas
usadas para o escoamento de produção,
como a BR-101 Sul, que deve ser duplicada,
e a BR-163, de Cuiabá a Santarém,
a ser construída.
O secretário executivo
do Centran, coronel Paulo Roberto Dias, disse
que a operação vai apontar quais
são as irregularidades que afetam o
meio ambiente ao longo das rodovias federais
– como acessos irregulares, proximidade com
unidades de conservação ambiental
e terras indígenas, além de
obras inacabadas e abandonadas.
O objetivo da operação,
acrescentou, é regularizar a malha
rodoviária federal. Ele explicou que
por meio do levantamento será possível
elaborar estratégias para a recuperação
do meio ambiente e garantir que obras realizadas
antes de 2002, sem licença ambiental,
entrem em acordo com a lei.
“O levantamento dará
origem a um Termo de Ajuste de Conduta que
será assinado entre o Ibama [Instituto
Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis] e o DNIT [Departamento
Nacional de Infra-Estrutura de Transportes],
regularizando os empreendimentos frente à
legislação”, afirmou.
O Ibama receberá
relatório com o resultado do levantamento.
Esta é a segunda fase da operação,
que no início avaliou índices
de acidentes e potencial de risco ambiental
em 14 mil quilômetros de rodovias federais.