Panorama
 
 
 

NOVO CHEFE PREVFOGO QUER MAIOR REDUÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Brasília (23/10/06) – O novo chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, analista ambiental Elmo Monteiro, empossado na quinta-feira (19), quer utilizar a experiência adquirida ao longo de dez anos como chefe do Parque Nacional de Brasília para reduzir ainda mais os focos de incêndios no país.

Na avaliação de Elmo a queda em mais de 45% na quantidade de focos de calor detectados de janeiro até o final de setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2005, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, é positiva. Pedagogo de formação, ele acredita que ações voltadas para a educação ambiental e para o diálogo com as comunidades do entorno das Unidades de Conservação poderão diminuir anda mais esse percentual.

Parcerias - Elmo também aponta como essenciais para o bom desempenho do Prevfogo na atual gestão a interface com as superintendências, gerências, escritórios regionais, e unidades de conservação por meio dos comitês estaduais e municipais. Segundo ele ainda são importantes as parcerias com outras instituições. “A expectativa é trabalhar em conjunto com os órgãos estaduais e municipais, além de outros parceiros da sociedade civil organizada”, observa.

O interesse de Elmo pela área de combate a incêndios florestais surgiu durante o período em que esteve à frente da administração do Parque Nacional de Brasília (1995-2005), que vinha registrando anualmente inúmeras ocorrências de incêndios florestais. Nesse período, a determinação e a dedicação dos servidores contribuíram para uma redução significativa dos incêndiosno parque.

Elmo é especialista em educação ambiental e em Gestão de Unidades de Conservação, além de mestre em Ecoturismo. Nos dezesseis anos de Ibama já atuou também como chefe da Divisão de Educação Ambiental da ex-Diretoria de Pesquisa e como coordenador do Programa de Uso Público dos Parques Nacionais da Diretoria de Ecossistemas.
Kézia Macedo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.