Panorama
 
 
 

PROGRAMA AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS FORMA TURMA DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Brasília (24/10/06) - Estudantes, biólogos, geólogos, advogados, professores e servidores municipais do litoral norte de São Paulo participam esta semana, em Caraguatatuba, do curso de formação de Agentes Ambientais Voluntários (AAVs) organizado pelo Escritório Regional do Ibama da cidade com o apoio da ONG Caraguatá. Ele são membros de ONGs ambientalistas dos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela.

Os futuros AAVs já participam de ações de preservação do meio ambiente e alguns têm uma larga história no movimento ambientalista de luta pela preservação da Mata Atlântica, como o caso do professor Pedro Raimundo, da ONG Caraguatá, integrante da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA).

Além das aulas ministradas pelos técnicos do Ibama, estão previstas na programação palestras do Instituto de Pesca e Instituto Florestal de São Paulo, Secretaria do Patrimônio da União, projeto TAMAR e ONG Mar Vivo. Ao final do curso os novos AAVs irão elaborar um plano de trabalho conjunto com o Ibama. Segundo o chefe do Escritório do Ibama em Caraguatatuba, Leonardo Teixeira, “esta é uma das etapas mais importantes do curso, pois transformará em ações concretas o que discutimos nestes quatro dias”.
A superintendente do Ibama de São Paulo, Analice Pereira, considera a descentralização da coordenação do programa para as superintendências do Ibama nos estados uma decisão importante que irá resultar em mais eficiência e qualidade para o trabalho com os voluntários.

"Estamos apoiando integralmente as ações do programa de Agentes Ambientais Voluntários que faz parte das ações estratégicas do Plano de Monitoramento e Controle da Mata Atlântica, lançado na COP 8 pela Ministra Marina Silva. Acredito que esta iniciativa vai gerar esforços conjuntos para a proteção dos recursos naturais no litoral norte de São Paulo”, conclui Analice.

Juliana Simões, da coordenação nacional do Programa Agentes Ambientais Voluntários, recorda o compromisso assumido em julho de 2003, no workshop realizado em Tamandaré/PE, quando o Ibama reuniu os integrantes da Rede Mata Atlântica para discutir a participação da sociedade civil organizada nas ações de proteção da Mata atlântica. O resultado foi a elaboração da Carta de Tamandaré, um documento que estabelece 13 passos para serem seguidos para a proteção da Mata Atlântica.

“Vejo este Curso de Caraguatatuba como uma oportunidade para confirmar o compromisso assumido em 2003 e fortalecer as relações de confiança entre as ONGs ambientalistas e o Ibama. Acredito que somente com a soma destes esforços é que vamos conseguir proteger o que resta do Bioma Mata Atlântica, apenas 7,6% da sua extensão original”, diz Juliana Simões”.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.