Panorama
 
 
 

QUESTÃO ENERGÉTICA NO BRASIL, NOVOS INVESTIMENTOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Ministro assina contrato para construção de hidrelétrica em Mato Grosso

26 de Outubro de 2006 - Agência Brasil - Brasília - O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, participa hoje (26) em Cuiabá (MT) da assinatura de contrato de financiamento do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). O contrato será firmado entre a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, o Banco da Amazônia e a Usina Elétrica do Oeste Ltda (Geraoste).

Os recursos serão investidos na construção de uma central hidrelétrica no rio São Lourenço, no município de Juscimeira. Com capacidade de 29.100 kw, a usina atenderá consumidores residenciais e industriais do estado e deverá gerar 50 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos.

A cerimônia será às 15 horas, no Palácio Paiaguás, sede do governo de Mato Grosso. O governador Blairo Maggi participa da solenidade.

Para comissão, energia nuclear é alternativa "economicamente viável" no país

25 de Outubro de 2006 - Thiago Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A produção de energia nuclear no Brasil é uma alternativa "economicamente viável", afirmou hoje (25) o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Gonçalves Dias. “O país tem uma disposição razoável de gás e óleo, mas, mesmo assim, no último leilão as energias novas ficaram na faixa de R$ 140, enquanto a energia nuclear está na faixa de R$ 138 o megawatt”, afirmou.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Dias disse que as usinas hidrelétricas são fontes de energia mais baratas, mas o maior potencial brasileiro atualmente estaria concentrado na Amazônia, que “é uma região de preservação ambiental e de preservação de comunidades indígenas”.

Ele destacou que “o apagão se deu porque houve uma conjunção de reservatórios baixos e seca". E alertou que o conceito moderno prevê que todo país tenha uma matriz energética diversificada. Lembrou ainda que quando se fala em desenvolvimento de energia nuclear no Brasil, o que se prevê é uma produção “na faixa de 5%, não mais do que isso”.

Em entrevista à mesma edição do Revista Brasil, Karen Suassuna, técnica em mudanças climáticas da Organização Não-Governamental WWF (World Wildlife Fund - Fundo Mundial para a Natureza), criticou a previsão do Programa Nuclear Brasileiro, de construção de sete usinas nucleares de geração de energia até 2025.

“Surpreende que o governo decida implementar um programa de energia nuclear, que é a energia mais cara para a realidade brasileira. Nós temos capacidade de suprir a oferta de energia de maneira inteligente, sem precisar expandir a matriz nuclear ou de petróleo”, disse, sugerindo que o país explore mais o biodiesel, o álcool, a energia solar e a eólica, além da biomassa.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.