Panorama
 
 
 

A ÊNFASE DO EVENTO NO INSTITUTO DE BOTÂNICA SERÁ PARA A RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

01/11/2006 - O Instituto de Botânica de São Paulo - IBt, localizado à Av. Miguel Stéfano, 3.687, no bairro da Água Funda, na capital, realizará durante os dias 23, 24 e 25 de novembro próximos o "Simpósio sobre Recuperação de Áreas Degradadas com ênfase em Matas Ciliares". Os interessados em participar do simpósio devem se inscrever até o dia 22/11, pelo site www.ibot.sp.gov.br .

Paralelamente, somente para os palestrantes convidados, estará acontecendo o “Workshop sobre Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) no Estado de São Paulo: Avaliação da Aplicação e Aprimoramento da Resolução SMA 47/03”.

Conforme o biólogo Nilton Neves Júnior, um dos responsáveis pela organização dos dois eventos, junto com Adnéa Ali Fakih, a situação crítica dos desmatamentos impostos aos principais biomas brasileiros, reduziu drasticamente a atual cobertura vegetal em todo o país. O Estado de São Paulo, por exemplo, teve sua cobertura florestal reduzida a pouco mais de 7 % da cobertura original. Na busca por alternativas que possam aperfeiçoar as orientações sobre RAD, incluindo o melhor conhecimento dos sistemas vivos, a troca de informações entre especialistas da área, juristas e usuários da Resolução SMA 47/03 e das políticas públicas da Secretaria do Meio Ambiente para a RAD, é que se construiu a proposta destes dois eventos.

De acordo com ele, as ações governamentais a favor do meio ambiente no Brasil têm na resolução SMA 47/03 - que orienta o reflorestamento com espécies nativas em todo o Estado de São Paulo - um marco histórico e um "divisor de águas" no posicionamento sobre a recuperação de áreas degradadas, considerando não apenas aspectos relacionados à modelagem e ao desenvolvimento sustentável, mas também a solução de problemas envolvendo o atual déficit na produção de sementes e de mudas com a qualidade desejada, incluindo a diversidade específica e genética.

O evento conta com a coordenação geral de Luiz Mauro Barbosa, diretor do Ibt, e a parceria entre a BASF – The Chemical Company, Fundação Espaço Eco, IP – Internacional Paper do Brasil, FAENAC – Faculdade Editora Nacional, Corn Products do Brasil e ECOPEFI – Fundação Multisetorial de Ecodesenvolvimento do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

O simpósio sobre RAD com ênfase em matas ciliares pretende divulgar as tendências atuais para o setor através de palestras dirigidas a profissionais e estudantes interessados no tema. São quinhentas vagas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 22, com o envio da ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail: elenice_teixeira98@yahoo.com.br. O comprovante da taxa de inscrição, com o nome do interessado, deverá ser enviado para o fax: (11) 5073-3678, aos cuidados de Elenice Teixeira, ou por meio eletrônico para o e-mail: elenice_teixeira98@yahoo.com.br (profissionais: R$ 40,00; estudantes: R$ 20,00). O pagamento deve ser feito através de depósito no banco 033, BANESPA - Agência 0637 - Conta Corrente 13-001316-9. O depósito deve ser efetuado em nome da FUNDEPAG, considerando-se os valores acima. Maiores informações no telefone: (11) 5073-6300 - ramal 219.

Texto: Silvia Regina Borges

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.