Panorama
 
 
 

COMUNIDADES DO MARANHÃO TERÃO ACESSO À INTERNET VIA ENERGIA SOLAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

01 de novembro de 2006 - Raquel Mariano - da Agência Brasil - Brasília - Onze comunidades do estado do Maranhão ganharão computadores com acesso à internet, embora não tenham energia elétrica. Os equipamentos que serão instalados nas escolas funcionarão graças à energia solar.

O programa do governo federal prevê a instalação, pela Eletronorte, de placas de captação de energia solar. O Ministério das Comunicações colocará as antenas para ligar um sistema de internet sem fio aos computadores. E o Ministério da Educação implantará os laboratórios de informática.

O responsável pelo setor de desenvolvimento energético de comunidades isoladas da Eletronorte, Diego Tinoco, disse que a meta é "expandir o projeto a toda a região Norte, que é a Amazônia Legal".

Para participar do projeto, segundo Tinoco, as escolas da região precisam ter mais de 46 alunos, ser de alvenaria e estar a pelo menos cinco quilômetros de distância de cidades onde existe oferta de energia elétrica.

Até julho do próximo ano, o projeto deverá chegar aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, partes de Mato Grosso e do Tocantins.

Inclusão digital faz internet chegar a comunidades sem eletricidade no Maranhão

01 de novembro de 2006 - Agência Brasil - Brasília - Mesmo sem dispor de suprimento regular ou rede para distribuição de eletricidade, 11 comunidades maranhenses distantes dos centros urbanos têm acesso à internet, por meio da energia solar. Uma parceria iniciada em julho entre as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), vinculadas ao Ministério das Minas e Energia, e os ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações permite que essas comunidades estejam integradas à rede mundial de computadores.

O objetivo é estimular, com a inclusão digital, o crescimento social e econômico das comunidades. Os três ministérios planejam expandir o projeto para toda a Amazônia Legal, que engloba o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e partes de Mato Grosso e do Tocantins.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações, a Eletronorte é responsável pelo fornecimento de energia, por meio da captação da luz solar e o MEC pelos equipamentos dos laboratórios de informática nas escolas.

Já o Ministério das Comunicações, com o Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), garante antenas para conectar os terminais, via satélite, à internet de alta velocidade.

As onze comunidades beneficiadas estão nos seguintes municípios: Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Chapadinha, Cururupu, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Humberto de Campos, Paulino Neves e Vargem Grande.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.