Panorama
 
 
 

DESASTRE AMBIENTAL NO RIO DOS SINOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Força-tarefa reforça vigilância ambiental nos rios dos Sinos e Gravataí

01/11/2006 - A Coordenadoria Regional Metropolitana da Defesa Civil lidera a execução do trabalho, integrando as providências da Secretaria do Meio Ambiente, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, do Comando Ambiental, de prefeituras e todos os setores públicos acionados na emergência ambiental nos rios dos Sinos e Gravataí. O major Jorge Alverce, que atua na interlocução com os órgãos envolvidos na força-tarefa, informa que a Defesa Civil está reunindo todas as informações referentes aos riscos ao meio ambiente para subsidiar os parceiros na iniciativa oficial.

O 1º Batalhão do Comando Ambiental da Brigada Militar vem mapeando os locais de risco para levantar possíveis focos de degradação ambiental, seja de origem doméstica, industrial ou depósitos de lixo doméstico no rio dos Sinos, após a instalação do posto avançado na Pesqueira, em Sapucaia do Sul.

"Em atendimento à determinação do governador Germano Rigotto, o Comando Geral da Brigada Militar está reunindo todos os esforços humanos e materiais. Exemplo disso foi a entrega de nova lancha para reforçar as outras seis embarcações do gênero, que já se encontram em operação", explica o major Eduardo Passos Mereb, comandante do 1º Batalhão Ambiental, que na bacia do rio Gravataí ainda oferece uma patrulha por terra.

A partir desta segunda-feira (30), além das fiscalizações que vêm sendo feitas na região, começa o trabalho de educação ambiental para informar as populações ribeirinhas sobre as medidas de proteção adotadas. Os policiais militares orientam quanto aos riscos de lançamento de lixo e de esgoto e alertam as pessoas a não consumirem peixes oriundos das bacias dos Sinos e Gravataí.

Além da Sema, Fepam e do Comando Ambiental da BM, integram a força-tarefa as secretarias da Justiça e da Segurança, de Obras Públicas e Saneamento e da Agricultura e Abastecimento, Corsan, Comissão Estadual de Defesa Civil, comitês Sinos e Gravataí, associações de municípios do Vale do Rio dos Sinos, do Litoral Norte e da Grande Porto Alegre, Assembléia Legislativa e Ministério Público Estadual. (Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini)

Força-tarefa avalia sexto dia de operações no rio dos Sinos

01/11/2006 - Reunião na manhã desata segunda-feira (30) entre o secretário estadual de Meio Ambiente, Cláudio Dilda; o presidente da Fepam, Antenor Ferrari; o diretor do Departamento Estadual de Recursos Hídricos, Rogério Dewes; o comandante do Batalhão do Comando Ambiental da BM, major Eduardo Passos Mereb; o coordenador regional Defesa Civil, major Jorge Alvorcem Pinto; e o porta-voz da Defesa Civil, major Aroldo Medina, avaliou o sexto dia de ações da força-tarefa no rio do Sinos. O comando das ações está concentrado na localidade do Pesqueiro, em Sapucaia do Sul.

Durante a reunião de avaliação, ficou decidido que será intensificada a fiscalização na região para fazer valer a portaria nº 87 da Fepam, que determina a redução em 30% dos da quantidade de efluentes líquidos de todas as atividades industriais situadas na sub-bacia do Arroio Portão, afluente do rio dos Sinos, em Sapucaia do Sul, e as Resoluções 29 e 30 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Ambas as Resoluções limitam a paralisação do bombeamento de água para as lavouras de arroz situadas na bacia dos rios do Sinos e Gravataí. Quatro equipes, compostas pela Fepam e Comando Ambiental da Brigada Militar, estão atuando nesta operação, 3 por terra e uma por água.

Por volta de 16h, a prefeitura de Sapucaia do Sul removeu peixes que ficaram represados na barreira de contenção do Pesqueiro. Três compressores, localizados no Pesqueiro; na areeira, atrás da Gerdau, em Esteio; e no Humaitá, em São Leopoldo; estão bombeando oxigênio na água. Também está em atividade um areador, instalado no Passo do Carioca, em Sapucaia do Sul.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.