Panorama
 
 
 

MP E DECRETO DISCIPLINAM LIMITES DE OGMs EM ZONA DE AMORTECIMENTO DE UCs

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

01/11/2006 - O governo federal editou uma medida provisória proibindo a pesquisa e o cultivo de organismos geneticamente modificados (OGMs) nas áreas de Unidades de Conservação (UC). A partir de agora, o plano de manejo de cada área irá dispor sobre as atividades de liberação planejada e cultivo de OGMs nas zonas de UCs, desde que observados critérios técnicos já definidos. A MP 327, de 2006, determina ainda que o Poder Executivo deverá estabelecer os limites para o plantio de OGMs nas áreas que circundam as UCs até que os planos de manejo sejam aprovados.

Junto com a medida provisória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto estabelecendo limites para o plantio de soja e do algodão geneticamente modificados nas áreas que circundam as UCs. O decreto e a MP, publicados na edição de quarta-feira (01) do Diário Oficial da União, disciplinam uma distorção que havia sido criada com a aprovação da Lei de Biossegurança. A legislação, até então em vigor, disciplinava apenas o plantio de soja geneticamente modifica nas UCs e entorno, silenciando sobre os demais OGMs.

A nova legislação prevê que, enquanto os planos de manejo da UC não forem aprovados, fica vedado o plantio da soja geneticamente modificada numa área de 500 metros no entorno das UCs. No caso do algodão, duas faixas foram estabelecidas. Se houver registro de parentes silvestres ou ancestral do algodão na área da UC, o limite será de 5 mil metros. Se não houver registro, o limite será de 800 metros. A definição dessas faixas levou em conta o potencial de contaminação da biodiversidade existente na UC.
Foto: MMA

     

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.