Panorama
 
 
 

OLEAGINOSAS PODEM GERAR EMPREGO E RENDA PARA COMUNIDADES DA REGIÃO AMAZÔNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

01 de novembro de 2006 - Manoela Alcântara - De A Voz do Brasil - Brasília - Plantas oleaginosas como o dendê, buriti, mamona e o babaçu podem gerar emprego e renda para comunidades agrícolas da região Amazônica e tornar o Brasil um exemplo de agricultura sustentável para o mundo. Um dos principais desafios em transformar essas plantas em biocombustível, por exemplo, é conciliar o desenvolvimento com a conservação do meio ambiente.

Para debater o tema e apresentar sugestões, o Ministério do Meio Ambiente promoveu hoje (30) o seminário Experiências Amazônicas com Oleaginosas”. Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte), Organizações Não-Governamentais e secretarias estaduais e municipais avaliaram o potencial de diversas oleaginosas na Amazônia.

Em palestra no encontro, o professor da Universidade Federal do Amazonas José de Castro Correia falou sobre as micro-usinas de produção de biocombustíveis que já foram instaladas no país.

Atualmente, o Amazonas tem unidades nos municípios do Roque (reserva extrativista do Juruá), Presidente Figueiredo (cerca de 200 quilômetros de Manaus), na região dos rios - Alto Solimões, em Tabatinga (tribo indígena), dentre outras. Também há investimentos nesse sentido no Acre e em Rondônia.

Para Correia, o processo de produção de óleos vegetais é fácil e pode ser implementado nas comunidades ribeirinhas amazônicas. “Eles são capazes de assimilar a operação e manutenção desses equipamentos. Nós apenas temos que ter a preocupação de levar equipamentos robustos e de fácil operação e manutenção”.

Praticamente todas as oleaginosas da região amazônica podem ser processadas nessas micro-usinas. Além dos óleos que poderão ser destinados à produção de combustível, outros materiais - como manteiga de cacau, de cupuaçu e óleo de cozinha - poderão ser produzidos pelas comunidades.

De acordo com o assessor especial do ministério, Luiz Fernando Merico, o programa de biocombustível e biodiesel diferencia-se do pró-alcool, pois, além da preocupação ambiental, o programa beneficia também o lado social.

“Ele inverte um pouco a lógica do que se produzia até agora. Ou seja, se produz a partir dos pequenos produtores, a partir das pequenas propriedades, fixando o homem no campo, gerando renda e trabalho no local onde as populações vivem com espécies que as populações já estão acostumadas a trabalhar”.

Seminário em Brasília discute experiências amazônicas com oleaginosas

01 de novembro de 2006 - Agência Brasil - Brasília - A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) do Ministério do Meio Ambiente promove hoje (30), a partir das 8h30, no auditório da Eletronorte em Brasília, o seminário Experiências Amazônicas com Oleaginosas. O objetivo é aprofundar as discussões sobre a produção de biocombustíveis no país e o uso de culturas da Amazônia nesse processo,

No encontro, serão apresentadas experiências desenvolvidas pelas comunidades tradicionais da Amazônia. O professor José de Castro Correia, da Universidade Federal do Amazonas, vai mostrar um estudo que trata das potencialidades das espécies amazônicas para geração de energia e renda em comunidades isoladas. Além da Universidade do Amazonas, também apresentarão estudos sobre oleaginosas a Eletronorte, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.