Panorama
 
 
 

POVOS INDÍGENAS DOS RIOS UAUPÉS E PAPURI PROPÕEM POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA A FRONTEIRA BRASIL/COLÔMBIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

03/11/2006 - Encontro binacional realizado no lado brasileiro do Alto Rio Uaupés voltado à melhoria na qualidade da educação indígena, propõe estabelecer políticas educacionais diferenciadas, que sejam similares dos dois lados da fronteira

Preocupados em formular uma política de educação para os povos indígenas que vivem na fronteira do Brasil com a Colômbia, os Kootiria (Wanano), Kubeo, Tariano e Waikhana (Piratapuia) se reuniram entre 8 e 12 de outubro na comunidade Koama Phoaye (Caruru-Cachoeira), lado brasileiro no alto rio Uaupés para o 3º Encontro Binacional de Troca de Experiências em Educação Escolar Indígena.

Além da troca de experiências, o encontro, que ocorre desde 2004 na região, teve como objetivo pensar perspectivas de melhoria da qualidade da educação. As escolas indígenas apresentaram os projetos que estão desenvolvendo, as dificuldades encontradas e os avanços conseguidos nesses três anos de intercâmbio.

Os principais pontos discutidos foram: projetos de sustentabilidade da escola, produção de material didático específico, política lingüística e política de educação para atender a demanda de professor de espanhol, português e alfabetização na língua indígena. Isto porque no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas indígenas do lado brasileiro do rio Uaupés, o espanhol é disciplina obrigatória e no Projecto Educativo Institucional (PEI) do lado colombiano do rio, o português é obrigatório. Por essa razão, decidiu-se, encaminhar a proposta para as autoridades competentes de cada país para que se torne uma política de educação diferenciada na região.

A idéia é criar uma política de educação que seja similar nos dois lados da fronteira. Dessa maneira, alunos brasileiros e colombianos poderiam participar de atividades das escolas brasileiras e colombianas, A proposta surgiu da necessidade que os povos indígenas na fronteira sentem de ter professores que ensinem as línguas nacionais dos dois paises e também as línguas indígenas. Nessa linha, o Ministério da Educação brasileiro tem um projeto denominado “Escolas Bilíngües de Fronteiras”, que promove a integração do Mercosul Educacional com a implementação da educação bilíngüe no ensino fundamental voltado para alunos de escolas públicas das regiões de fronteira do Brasil e dos países do Mercosul.

A iniciativa permite que as escolas envolvidas e os ministérios da Educação dos países fronteiriços tenham a oportunidade de vivenciar a integração de culturas diferentes a partir do aprendizado do idioma do país vizinho. Porém, segundo informações da assessoria internacional do Ministério da Educação do Brasil este projeto ainda não está atendendo escolas indígenas. E, a partir de 2007 começará a funcionar na fronteira do Brasil com Colômbia, nos municípios Tabatinga e Letícia, mas para atender alunos do ensino médio de escolas não-indígenas.

A metodologia do projeto do Mercosul Educacional tem como base o bilingüismo construído a partir da disponibilização de quadros docentes, formados em ambos os países. Desse modo, os professores dos países parceiros atuam nas escolas brasileiras e os professores brasileiros, nas escolas dos países vizinhos. Com isso, a unidade básica do projeto será o par de escolas-espelho/gêmeas, que atuam juntas formando uma unidade operacional. Esta forma permite aos docentes dos países envolvidos vivenciar, nas suas formações, o bilingüismo que querem construir com os alunos.

A implementação da proposta apresentada pelos professores indígenas participantes do 3º Encontro Binacional de Educação Escolar Indígena vai depender de diálogo entre a Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira (AM), no Brasil, a Secretaria de Educación Departamental de Mitu, na Colômbia e as comunidades indígenas daquela região.

O próximo encontro foi marcado para segunda quinzena de outubro de 2007, na comunidade Santa Cruz , na Colômbia.
ISA, Lucia Alberta Andrade.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.