Panorama
 
 
 

QUASE TOTALIDADE DE MADEIREIRAS JÁ OPERAM COM O DOF

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Brasília (01/11/2006) – O Documento de Origem Florestal (DOF), novo sistema do Ibama para controle de tráfego de produtos florestais no Brasil, completa hoje dois meses de implantação com ampla aceitação do meio empresarial. Das 15 mil empresas do ramo madeireiro em atividade estimada no país, 13 mil já se cadastraram no sistema.

Criado em 1º de setembro, o DOF substituiu a Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF). O cadastramento dos empresários no DOF, tímida em setembro, cresceu bastante em outubro. A tendência é de que a inserção dos dados de empresas que ainda não ingressaram no sistema se concretize na próxima quinzena.

Transações - Os empresários estão obtendo dos computadores do Ibama uma média de 2 mil DOFs por dia. “O volume diário de produtos florestais transportados (entre madeira sólida, lenha e carvão) fica na média de quase 69 mil metros cúbicos”, informa o coordenador geral de Gestão de Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves.

“Impressiona a movimentação financeira que esses produtos geram em todo o país, uma média de R$ 13,7 milhões por dia. Ou seja, mais de meio milhão de reais é transportado, por hora, na forma de madeira, carvão e lenha. Num único dia, o sistema acusou a movimentação de mais de R$ 26 milhões”, acrescentou o diretor de Florestas, Antônio Carlos Hummel.

Os números verificados tendem a aumentar na medida em que novas empresas forem se cadastrando e sendo liberadas para operar o sistema. Estados de peso no setor florestal, como Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e Maranhão, possuem sistemas próprios de controle do comércio de produtos florestais, cujos dados não estão retratados no DOF. “Isso nos dá a dimensão do tamanho do setor florestal de base nativa e os benefícios que o DOF, desenvolvido pelo Ibama em conjunto com a sociedade, oferece ao combate e à exploração e comercialização ilegal da madeira”, ressalta Chaves.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.