Panorama
 
 
 

RECURSOS HÍDRICOS, FUNDOS SOCIOAMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SÃO TEMAS DO MMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Brasil leva experiência da CNMA para encontro internacional

01/11/2006 - Até amanhã San José, na Costa Rica, é a sede do encontro latinoamericano "Construindo uma educação para o desenvolvimento sustentável na América Latina". O objetivo do evento é impulsionar ações para a Década da Educação para o desenvolvimento das Nações Unidas (2005-2014).

O Brasil está representado durante o encontro dentro de uma ação que envolve os ministérios do Meio Ambiente, da Educação e das Relações Exteriores. O Coordenador-geral do Grupo de Trabalho da Conferência Nacional do Meio Ambiente, Pedro Ivo Batista, também participa do evento para levar a outros países as experiências brasileiras de realização de conferências. A apresentação foi feita no último dia 31, no Grupo de Educação Informal, que envolveu ONGs, comunidades locais e jovens. "Destacamos a divulgação da Carta da Terra na Conferência e a dimensão da educacão ambiental para o conjunto de atores sociais que estão envolvidos nesse processo. O impacto foi muito positivo", explica Pedro Ivo. O coordenador também vai trabalhar para a articulação da Conferência Internacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, prevista para acontecer entre 2009 e 2010.
ASCOM

Ministra apóia iniciativa do projeto Semear Brasil

03/11/2006 - A ministra do Meio Ambiente Marina Silva participou, na última quarta-feira(1), do lançamento do projeto Semear Brasil no shopping CasaPark, em Brasília. O evento foi precedido da pré-estréia do filme Uma Verdade Inconveniente, documentário com o ex-vice presidente americano Al Gore que alerta para o aquecimento global do planeta.

O projeto Semear Brasil tem por objetivo mobilizar a sociedade para discutir temas de interesse coletivo e provocar a reflexão sobre os valores humanos. Marina Silva parabenizou a iniciativa que conta com a participação de organizações não-governamentais, professores universitários e representantes do governo. Nós temos que estar envolvidos viceralmente com a sustentação da vida no planeta. Será que o nosso envolvimento ético no sentido de proteção da nossa espécie está ajudando a sustentar e promover a vida? Esse nosso compromisso ético, a partir de cada um e de todos nós, precisa ser colocado na agenda e é por isso que iniciativas como essa do Semear Brasil ganham uma força muito importante porque cada um que está aqui está mobilizado em torno de uma questão , disse Marina.

Segundo a ministra, a sustentabilidade passa por várias dimensões. A ambiental, a econômica, a cultural, a social, a ética e a política. "E essas duas últimas têm um peso muito significativo. Em primeiro lugar porque sem a sustentabilidade política é impossível se tomar determinadas decisões e sem ética as propostas tendem a cair no vazio", acredita Marina.

Mais informações sobre o projeto Semear Brasil podem ser encontradas no site www.semearbrasil.com.br

Rede Brasileira de Fundos Socioambientais faz primeira assembléia

03/11/2006 - A Rede Brasileira de Fundos Socioambientais realiza no dia 6 de novembro, no Rio de Janeiro, sua primeira assembléia. Criada em junho de 2006, a rede dará posse ao comitê executivo que conduzirá a entidade. O evento antecede a 8ª Assembléia da Rede de Fundos Ambientais da América Latina e Caribe que acontecerá nos dias 7, 8, 9, no Instituto para o Desenvolvimento Empresarial - Estrada das Canoas, 3520 - São Conrado Rio de Janeiro. Na abertura da assembléia da rede brasileira, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, abordará 'O panorama do financiamento ambiental no Brasil A perspectiva da política pública'.

A rede brasileira conta com 24 fundos ambientais de abrangência nacional, estadual e municipal. A expectativa é que esse número dobre a partir da primeira assembléia. Diversas instituições públicas e privadas já manifestaram o interesse em aderir à rede e as solicitações serão avaliadas pelo comitê executivo da rede que tomará posse no Rio.

Para efetivar a rede, o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) destinou R$ 3,2 milhões por meio de um edital público para capacitar os primeiros fundos estaduais e de cidades com mais de 250 mil habitantes. A intenção é que esses fundos tenham condições de receber e gerenciar recursos com os mesmos critérios de qualidade e controle que tornaram o FNMA uma das mais respeitadas instituições financiadoras de projetos socioambientais do país.

A capacitação iniciada em dezembro de 2005 vai até novembro deste ano com cerca de 70 representantes. O treinamento é composto por módulos que tratam de todos os aspectos de gestão de um fundo, desde a elaboração da lei que o cria até a elaboração de mecanismos de apoio a projetos, aplicação dos recursos públicos e estratégias de captação de recursos.

Criados por lei, os fundos socioambientais são agentes públicos que existem para captar recursos e financiar as políticas públicas do setor. Eles apóiam projetos de instituições que atuam na área de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável por meio do repasse de recursos financeiros.

Fruto das reivindicações da I Conferência Nacional do Meio Ambiente, em 2003, a rede estabelecerá um diálogo financeiro entre a União, os estados e os municípios. A intenção é fazer com que haja convergência das ações de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável no país, evitando a superposição de investimentos e direcionando os recursos para áreas consideradas prioritárias.

MMA lança publicação sobre Recursos Hídricos

01/11/2006 - A Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança, na próxima segunda-feira (6), em solenidade no Palácio do Planalto, os Cadernos Setoriais de Recursos Hídricos. As publicações tratam dos temas Geração de Energia Hidrelétrica, Saneamento, Agropecuária, Transporte Hidroviário e Indústria e Turismo. A cerimônia acontecerá no Auditório do Anexo 01 do Palácio do Planalto, às 9h.

Os Cadernos Setoriais são documentos de apoio ao desenvolvimento e implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Para cada uma das publicações foi realizada uma análise da dinâmica setorial e de suas relações com os recursos hídricos, verificando seu comportamento histórico frente às disponibilidades hídricas, às demandas multisetoriais por água, e às necessidades de manutenção de ecossistemas aquáticos. Os Cadernos abordam ainda as transformações que estão em curso que poderão afetar as relações desses setores usuários com os recursos hídricos.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.