Panorama
 
 
 

SEMA-RS: COMBATE AO MEXILHÃO-DOURADO E DEMARCAÇÃO DO PARQUE DE IBITIRIÁ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2006

Sema e Ibama combatem o mexilhão-dourado

01/11/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente junto com o Ibama realizou nesta terça-feira (31) a Oficina Sobre os Problemas Relacionados à Espécie Exótica Invasora mexilhão-dourado. A atividade objetivou abordar aspectos ambientais e técnicos a cerca da situação do mexilhão-dourado no estado. Também visou a adoção de medidas emergenciais e de monitoramento a serem executadas em conjunto pelos órgãos da união, estado e municípios em parceria com entidades da sociedade civil para minimizar os impactos decorrentes da introdução da espécie e para impedir o seu avanço em áreas ainda não infestadas.

Dentro da programação aconteceram duas oficinas: a de educação ambiental ministrada pelo superintendente estadual do Ibama do Rio Grande do Norte, Alvamar Costa de Queiroz, e a técnica comandada pelo analista ambiental do Ibama do Rio Grande do Sul, Fábio André Faraco. Houve, também, discussão sobre o sistema de monitoramento, feita pelos técnico da Fepam e FZB.

Conforme o secretário estadual do meio ambiente, Claudio Dilda, essa parceria desenvolvida pela União e o Estado do Rio Grande do Sul é um passo importante na definição das políticas públicas a serem propostas no enfrentamento desse problema. “Ações de controle, fiscalização e de educação estão sendo construídas no sentido de envolver os municípios e todas instituições públicas e privadas atingidas por essa espécie globalizada”, concluiu Dilda.

Sema discute demarcação do Parque do Ibitiriá

01/11/2006 - O assessor técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Túlio Carvalho, e o chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC), Lisandro Gonçalves, reuniram-se com o prefeito de Vacaria, José Aquiles Susin, e com o secretário executivo do Programa Pró-Rio Uruguai-Aquífero Guarani, João Manoel Bicca. No encontro, ocorrido nesta quarta-feira (01/11), eles discutiram a definição da área do Parque do Ibitiriá, localizado nos municípios de Vacaria e Bom Jesus.

O Parque do Ibitiriá foi criado por decreto em 1979, com área prevista de 415 hectares, mas a demarcação oficial ainda não aconteceu. No entanto, a destinação de recursos por meio de medidas compensatórias permitirá a implantação de conservação.

II Semana Roessler destaca legado de um pioneiro ambientalista do RS

01/11/2006 - A partir da próxima quarta-feira (08/11) e até o dia 16 de novembro estará sendo promovida a II Semana Roessler, com atividades em Porto Alegre e em São Leopoldo.

A iniciativa é um reconhecimento público a Henrique Luiz Roessler, nascido em Porto Alegre a 16 de novembro de 1896. Ele é um dos pioneiros ambientalistas no RS e publicou centenas de artigos na imprensa, entre 1957 e 1963, ano em que faleceu, alertando contra a
degradação da natureza.

A programação é coordenada em Porto Alegre pela Fepam, que tem Roessler como Patrono (Lei Estadual 9.261/91), e em São Leopoldo, onde ele residiu, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Ela inclui o Fórum Fepam Debate, com o tema “Roessler, tributo a um pioneiro”, uma mostra de vídeos na Sala Redenção do Campus Central da UFRGS, a entrega do Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental, terceira edição, a entrega de quase quinhentos exemplares do livro que conta com artigos selecionados de Roessler para o Sistema Estadual de Bibliotecas do RS e o lançamento em São Leopoldo do Projeto Casa de Cultura Ecológica Henrique Luiz Roessler.
Fonte: Assimpren Fepam

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.