Panorama
 
 
 

AÇÕES PARANAENSES SÃO DESTAQUE DURANTE XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Novembro de 2006

09/11/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está participando do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) que iniciou na última quarta-feira (08), em Curitiba. O Paraná é um dos estados mais avançados do país quanto à gestão e preservação dos recursos hídricos.

Durante a abertura, o diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente, Allan Jones, falou sobre a política estadual de recursos hídricos e sobre ações que colocam o Paraná como destaque nacional, seja na gestão dos recursos hídricos, com o aqüífero Guarani e outras dez reservas de águas subterrâneas que estão sob o território paranaense, como na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

A gestão dos a recursos hídricos é realizada no Estado pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente.

“Estamos em um momento muito importante para a gestão das águas superficiais e subterrâneas no estado. Uma das últimas grandes medidas do governo do Paraná, que caracterizam a importância capara com os recursos hídricos, foi a redistribuição dos escritórios regionais da SEMA e suas autarquias no Paraná, adotando as bacias hidrográficas como unidades de planejamento”, avaliou Allan. Para ele, este é um importante avanço no planejamento de ações futuras.

O diretor também citou atividades que estão sendo desenvolvidas para garantir a abundância e a qualidade das águas subterrâneas. “Plantio de matas ciliares e proteção dos pontos de recarga do aqüífero Guarani, intensificação da fiscalização e o monitoramento das áreas de ocorrência das reservas subterrâneas, pesquisas, e, ainda, a elaboração do Zoneamento Ecológico do Paraná, são algumas das ações que vem contribuindo para a correta exploração dos aqüíferos”, disse durante a abertura.

Aqüíferos - No Paraná encontram-se 11 aqüíferos, como Guarani, Caiuá, Serra Geral e Karst (situado na região norte metropolitana de Curitiba). De acordo com o presidente da Suderhsa, Darcy Deitos, apenas no Aqüífero Guarani, a Suderhsa possui atualmente cerca de 50 poços espalhados pelo Estado. “Estamos intensificando o trabalho e as pesquisas para garantir a exploração correta e a proteção dos aqüíferos no Paraná”, disse Deitos.

FENAGUA - Em paralelo ao Congresso, a ABAS também está promovendo a 1a Feira Nacional da Água (FENAGUA), que conta com um estande da Secretaria do Meio Ambiente.
No estande os visitantes podem acessar terminais de informações sobre a Secretaria e suas autarquias (Suderhsa, IAP e ainda Instituto de Terras, Cartografias e Geociências/ITCG), que apresentam os principais programas de governo na área ambiental.

No terminal destinado ao ITCG, por exemplo, o visitante encontra mapas antigos digitalizados, da época da colonização do Estado e outras informações sobre o Instituto reativado este ano.
Uma maquete que representa os principais rios e centros urbanos está exposta no local e traz ainda informações sobre a perda de cobertura florestal do estado nos últimos 100 anos.

A FENAGUA prossegue até esta sexta-feira (10), é aberta à visitação do público e entrada é gratuita. Para mais informações, acesse o site www.acquacon.com.br/cabas.

Governo lança informativo sobre águas subterrâneas

09/11/2006 - A governo do Paraná está lançando, nesta semana em que acontece o XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o informativo sobre águas subterrâneas da coleção “Bacias Hidrográficas do Paraná - Uma Série Histórica”. O Congresso, promovido em Curitiba pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), começou na última terça-feira e prossegue até sexta-feira (10).

O material, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente com apoio de suas vinculadas, traz informações sobre onze aqüíferos que estão sob o território paranaense. Entre os principais, destacam-se o Guarani (um das maiores reservas subterrâneas do mundo), Karst, Caiuá e Serra Geral. No informativo ainda constam informações sobre perfuração de poços para extração de água dos aqüíferos e legislação que orienta a exploração destas reservas.

De acordo com o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria, Mauri Barbosa, a publicação do volume sobre águas subterrâneas estava prevista para o final do ano, mas foi antecipada devido ao congresso. “O Paraná possui atualmente um dos melhores e mais completos bancos de dados hidrológicos do Brasil, não poderíamos perder a oportunidade de divulgar estas informações em um evento nacional sobre o tema”, comentou o coordenador.

Dos onze volumes que compõem a série, seis já estão sendo distribuídos - abordando a Bacia do Rio Iguaçu, Bacia Litorânea, Bacia do Rio Tibagi, Bacia do Rio Paraná III, Bacias do Rio Piquiri e Paraná II e o recém-lançado sobre Águas Subterrâneas.

“A coleção retrata a situação atual das bacias e aqüíferos, trazendo informações sobre qualidade da água, características dos principais rios, uso e ocupação do solo na bacia, finalidade de uso da água captada, aspectos históricos e até o volume de poluentes lançados nos rios”, explicou Mauri Barbosa, que ainda acrescentou que estas informações nunca haviam sido publicadas.

Durante o evento também foi apresentado o mapa das bacias hidrográficas e dos aqüíferos do Paraná, destacando os principais municípios inseridos em cada bacia, que serão distribuídos às prefeituras de todo o Estado.

Segundo o coordenador, a política do Paraná está voltada para a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos. “Pensando assim, elaboramos esse material para que os gestores municipais e os cidadãos conheçam a bacia onde vivem e participem do seu gerenciamento”, disse.

Até o final do ano outros cinco mapas serão lançados. “Estamos finalizando os mapas das bacias hidrográficas do Paraná I, Paranapanema I, II, III e IV, Ivaí, Pirapó, Cinzas, Itararé e do Ribeira”, disse o coordenador.

A série pode ser acessada no site www.pr.gov.br/meioambiente. O material também será distribuído pela Secretaria a todas as escolas estaduais do Paraná, bibliotecas públicas e Instituições relacionadas a recursos hídricos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.