Panorama
 
 
 

ESCRITÓRIO REGIONAL DE JUAZEIRO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NA PIRACEMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Juazeiro/BA (09/11/06) - O Escritório Regional do Ibama em Juazeiro realiza hoje junto às colônias de pescadores das comunidades de Pilão arcado e Curaçá reunião visando à divulgação da Instrução Normativa nº 48/05, que trata dos procedimentos a serem adotados no período da Piracema que se iniciou no dia 1º de novembro e se estenderá até 28 de fevereiro de 2007.

A reunião faz parte de uma série promovida pelos servidores do Ibama em Juazeiro. Eles já visitaram nos dias 04 e 05 deste mês, respectivamente, pescadores das colônias de pesca de Juazeiro e Sobradinho, e ontem das colônias de Casa Nova e Remanso. No dia 11, estarão em Xique-xique e, no dia 12, em Santo Sé.

Neste ano, intensificando as ações de fiscalização da pesca predatória, o Escritório do Ibama em Juazeiro iniciou suas atividades com uma operação que abrangeu a região das Pedrinhas, projeto Tourão, Fundão, Poço de Pedra, Serrote do Urubu, Ilha de Nossa Senhora e Angary.

Nesse percurso, segundo informações da chefe do escritório, Aparecida Nunes, a equipe de fiscalização encontrou cerca de 40 pescadores exercendo suas atividades, “mas nenhum se encontrava irregular, utilizando redes ou outro tipo de petrecho predatório. Todos estavam pescando com linha e anzol e também não foi encontrado nenhum peixe fora do tamanho permitido”. No período da Piracema só é permitida a cada pescador a captura de um total de 5 quilos de peixe mais um exemplar do pescado nativo.

Para Aparecida Nunes, a constatação desse fato é resultado do “incessante trabalho de educação ambiental junto à população dos municípios locais, por meio de reuniões, oficinas educativas, seminários, conferência, audiências, entrevistas em rádios , TV's e jornais escritos (regional, estadual e nacional)”.

Porém, apesar desse resultado inicial satisfatório, ela afirma que a fiscalização continua com operações por terra e água, de Xique-xique à Curaçá, área de Jurisdição do ESREG Juazeiro, como também em Paulo Afonso, “onde estaremos realizando trabalhos de fiscalização conjuntamente”.
Carlos Garcia

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.