Panorama
 
 
 

FUNDAÇÃO FLORESTAL SERÁ A RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO DECRETO DAS ÁRIEs

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

07/11/2006 - O Diário Oficial do Estado publicou hoje (7/11) o Decreto 51.246, estabelecendo a instituição de Área de Relevante Interesse Ecológico ÁRIE no Estado de São Paulo, em atendimento à Lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000.
Conforme o decreto, uma ÁRIE, em geral, tem pequena extensão, pouca ou nenhuma ocupação humana, abriga exemplares raros da biota regional e terá a finalidade de manter os ecossistemas naturais por meio da regulamentação de seu uso, que deverá ser compatível com a conservação da natureza.

A entidade estadual responsável por identificar, propor ou subsidiar as propostas de instituição de ÁRIE será a Fundação Florestal - FF, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA.

A Fundação Florestal será responsável, ainda, pela elaboração e execução do Plano de Manejo de cada ÁRIE e, para tanto, poderá solicitar o apoio de outros órgãos ou entidades estaduais. Após a instituição de uma ÁRIE, o Plano de Manejo terá cinco anos para ser elaborado, devendo ser aprovado pela SMA.

Caberá ao secretário estadual do Meio Ambiente expedir uma resolução, definindo como será formado o Conselho Consultivo das ÁREIs de domínio público. O Estado também poderá firmar convênios ou acordos, com entidades públicas ou privadas, para realizar trabalhos conjuntos na supervisão dessas áreas.

O decreto estabelece também, por exemplo, que durante a elaboração, atualização e implementação do Plano de Manejo, será assegurada a ampla participação da população residente na área e no seu entorno e, durante o processo de consulta pública, os órgãos técnicos responsáveis fornecerão informações adequadas e inteligíveis à população local e demais interessados.

As ÁRIEs poderão ser instituídas em terras públicas ou privadas, precedidas de estudos técnicos e de consulta pública, sob a responsabilidade da FF. A partir da instituição da ÁRIE, até a elaboração do Plano de Manejo, diversas ações deverão ser formalizadas para sua proteção e fiscalização.

Conforme orientação do Conselho Nacional do Meio Ambiente, os respectivos planos de manejo poderão contemplar: visitação pública compatível com o plano de manejo; visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais; pesquisa científica; produção de sementes, frutos, mudas, látex e resinas; meliponicultura; criadouros semi-extensivos de animais silvestres registrados no IBAMA; observação de aves e animais nativos; e atividades de ecoturismo e ecoesporte, como elementos de desenvolvimento sustentável, desde que seja respeitada a legislação que protege a área.
Texto: Cristina Olivette

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.