Panorama
 
 
 

GOLDEMBERG FALA SOBRE MDL NO BRASIL E NO MUNDO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

10/11/2006 - O secretário estadual do Meio Ambiente, prof. José Goldemberg, realizou uma palestra hoje (10/11), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP, sobre o tema Oportunidades de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo no Brasil e no mundo , durante a sua participação no II Seminário Fundação MAPFRE de Gestão de Risco, Saúde e Meio Ambiente.

Goldemberg lembrou que essa discussão sobre créditos de carbono é propícia em razão da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Nairóbi, no Quênia, onde os 165 paises signatários do Protocolo de Kyoto estão discutindo uma proposta de elaboração de um regime de redução de emissões dos gases de Efeito Estufa, para o período pós-2012, ano em que a primeira fase do Protocolo se expira. Mas, infelizmente, não deveremos ter um resultado satisfatório. Estou certo que a Conferência vai acabar sem uma proposta significativa , afirmou ele.

O secretário, durante a sua palestra, fez um relato geral, sobre o assunto e as mudanças ocorridas até o momento. O problema é real e precisamos tomar providências , disse, ao final, destacando as preocupações com relação à China, que se encontra em franca expansão industrial e que deverá superar os Estados Unidos em emissão de gases de Efeito Estufa, em pouco tempo.

O seminário, organizado pela Fundação MAPFRE do Brasil, foi dirigido a consultorias e teve como objetivo discutir as questões relacionadas aos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo - MDL, os aspectos legais, financeiros e sociais da comercialização dos créditos de carbono, e os principais desafios para a implementação de projetos de redução na emissão dos gases, no Brasil.

O evento contou com a participação do presidente do Grupo MAPFRE Seguros e da Fundação MAPFRE, Antonio Cássio dos Santos, do presidente do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, Walter Lazzarini, do diretor executivo do ITSEMAP - empresa ligada ao grupo MAPFRE do Brasil, Ricardo Serpa, e do diretor do Instituto Totum, Marco Antônio Fujihara.

Pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CETESB, estiveram participando do seminário, a gerente do Departamento de Apoio Técnico, Maria da Glória Figueiredo, e a agrônoma Dione Abraão Pradella, da Divisão de Questões Globais.

As palestras do seminário estão disponíveis no site www.fundacaomapfre.com.br .

Texto: Rosely Ferreira Martin
Foto: Pedro Calado

     

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.