Panorama
 
 
 

IBAMA APÓIA O ESPORTE DE AVENTURA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Brasília (10/11/2006) - Começa no domingo, 12/11, mais uma edição do Ecomotion/Pro, a corrida de aventura mais importante da América Latina. São 240 participantes divididos em 60 equipes, muitas delas internacionais. Os participantes percorrerão cerca de 500 km em seis dias e seis noites cheias de emoção e obstáculos. Os locais da largada e as trilhas são mantidos em segredo até o momento da partida. O certo, porém, é que, nesta edição, os competidores passarão por dois de nossos parques nacionais: o parque nacional do Itatiaia e o parque nacional Serra da Bocaina. As provas anteriores do Ecomotion/Pro (antes Ecomotion, com mais de 30 edições) foram realizadas na Chapada Diamantina (2003), Costa do Dendê (2004) e Serra Gaúcha (2005), e sempre contaram com o apoio do Ibama na autorização de uso dos parques nacionais.

Para o chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Walter Behr, esse tipo de atividade gera mínimo impacto e traz máximo retorno para a instituição. “Os organizadores se comprometeram a recuperar as trilhas usadas na competição, pois estavam degradadas há muito tempo”, explica. Além disso, afirma que os organizadores irão colocar placas de sinalização nas trilhas e abrirão um posto de controle em Mauá, que será repassado ao Ibama. “É um projeto de recuperação integral e que prevê condições ideais de sustentabilidade”, informa.

“Agora teremos monitoramento e poderemos fazer um trabalho de prevenção e manejo em uma área abandonada”, comemora Walter. O local vinha sendo usado como passagem de ruminantes ou como pasto para o gado, além de outras utilizações clandestinas. “Tinha até uma pessoa construindo casa em uma área sensível do parque”, revela. Além disso, informa que após as corridas as trilhas serão abertas ao público, “uma reivindicação antiga cuja falta de infra-estrutura não permitia a abertura”.

Com a aprovação do projeto pela DIREC e com o termo de compromisso assinado pelos organizadores, Walter espera que esse exemplo seja seguido pelas demais unidades de conservação do Ibama. “Os organizadores de corridas de aventura ganham muito com a utilização dos parques nacionais nas competições e o Ibama também, não só pela visibilidade, mas, também, pela possibilidade do desenvolvimento de projetos e ações que visem à melhoria dos parques e, conseqüentemente, do acesso da população às unidades”, diz.
Luis Lopes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.