Panorama
 
 
 

IBAMA DISCUTE REDE NACIONAL DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL E FAZ BALANÇO NO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Relatório do Ibama apresenta balanço de compensação ambiental no Maranhão

São Luís (06/11/2006) - Em nota encaminhada a diversas Superintendências do Ibama no Nordeste, Célio Costa Pinto, responsável pela Superintendência do Ibama na Bahia, divulgou os relatórios distribuídos durante a 32ª reunião da Câmara de Compensação Ambiental do Ibama, realizada em Brasília no mês passado.

Nesses relatórios estão contidas informações sobre as compensações ambientais referentes às Unidades de Conservação do Nordeste. No Maranhão, as unidades beneficiadas foram: Horto Florestal de Açailândia, Parque Nacional de Chapada das Mesas, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Reserva Biológica do Gurupi, Parque Estadual de Mirador, Reserva Extrativista de Ciriaco, além de outras Unidades Estaduais, totalizando quinze áreas.

Entre os empreendimentos que devem arcar com a compensação ambiental estão basicamente centrais elétricas e empresas que trabalham com transmissão de energia. Os recursos serão utilizados em ações como implementações das unidades, regularizações fundiárias e planos de manejo. No total, as compensações ambientais, no Maranhão, atingem o valor de R$ 12.983.861,52.
Fábio Souza

Ibama realiza encontro para discutir a Rede Nacional de Informação Ambiental

Brasília (06/11/06) - O Centro Nacional de Informação, Tecnologias Ambientais e Editoração – CNIA realiza o II Workshop da Rede Nacional de Informação Ambiental-Renima, de 6 a 9 de novembro, no Centro de Treinamento do Ibama, com a participação dos profissionais que atuam no planejamento e gestão de informação na Rede. O objetivo é adequar a Renima às diretrizes do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente - Sinima e concretizar planos e ações para o seu fortalecimento.

Durante o encontro serão definidos o regimento interno da rede, o termo de cooperação e a da portaria regimental e realizados capacitação técnica para implementação de sistemas. Paralelamente se reunirá o Comitê Técnico, Executivo da Renima para avaliação e o encaminhamento das resoluções.

Criada para dar suporte de informação às atividades técnico-científicas e industriais, e apoiar o processo de gestão ambiental, a Renima funciona como integradora dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente - Sisnama, em particular dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente - OEMAs. A Rede é composta por Centros Cooperantes - Instituições Ambientalistas, Centros Especializados e Gerências Executivas do Ibama em todo o Brasil - que cooperam entre si possibilitando a distribuição e o uso racional dos recursos de informação disponíveis em cada unidade.

A Renima tem a função de disseminar a informação ambiental no país e contribuir com uma gestão mais eficiente, por meio da cooperação e da integração entre as unidades de informação das instituições que compõem o Sistema Nacional de Meio Ambiente- Sisnama. O chefe do CNIA, José Ximenes, lembra que “todo o esforço para efetivar a implantação da Rede visa um objetivo maior que é levar a informação ambiental aos mais distantes pontos do país.”
Ibama/Sede

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.