Panorama
 
 
 

IBAMA PROMOVE ENCONTROS EM VÁRIOS ESTADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Encontros de Educação Ambiental no ES rendem boas parcerias

Vitória/ES (10/11/06) - O IV Encontro Estadual de Educação Ambiental e o II Encontro da Rede Capixaba de Educação Ambiental, realizados simultaneamente entre os dias 05 e 07 de novembro, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo, renderam bons frutos. Além de melhorar a interface do Ibama junto às entidades e educadores ambientais, o evento proporcionou a definição de parcerias como a realizada com o Instituto Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Os encontros tiveram como tema este ano "Educação Ambiental e Sustentabilidade Local e Planetária". "O evento foi um sucesso. A participação efetiva dos educadores nas palestras foram fundamentais para troca de experiências e fortalecimento do trabalho", disse o coordenador do NEA/ES, Ovídio Bertholi.

Ovídio ainda participou do encontro de grupos de trabalho que desenvolveram propostas de encaminhamentos sobre o tema Educação Ambiental e Políticas Públicas. As propostas apresentadas no evento estão disponíveis no site do Recea - www.recea.org.br.

Para o próximo ano, a idéia é de realizar um curso de introdução à Educação Ambiental no processo de Gestão Ambiental a ser ministrado pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEAM/IBAMA) para os servidores dos órgãos.
Erik Oakes

Encontro no Ibama ES discute gestão de informação sobre destinação de fauna

Vitória/ES (10/11/06) - O estado do Espírito Santo pode ter um sistema integrado de informação de animais apreendidos. A idéia surgiu a partir da II Reunião do Grupo de Trabalho para Gestão da Fauna Capixaba quando foi discutida a importância da gestão da informação para a correta destinação da fauna no Estado.

A criação do sistema integrado entre as instituições ambientais do estado vai permitir o monitoramento dos animais do momento da apreensão ou resgate até o seu destino final, seja a composição do plantel reprodutivo de um criadouro ou a soltura na natureza.

O encontro, que aconteceu na última terça-feira, 07, no auditório da Superintendência do Ibama em Vitória, contou com a participação de representantes do Ibama, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Projeto Tamar, Polícia Ambiental, instituições de ensino superior, e do Fórum das ONG's. Segundo o médico veterinário do Ibama, Vinícius Queiroz, “a reunião foi proveitosa devido ao interesse das instituições ambientais na integração e o consenso nas ações a serem tomadas”.

Durante o evento também foram discutidas as dificuldades enfrentadas para a implantação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na cidade como a escassez de recursos destinados à área ambiental.

Teve início ainda a elaboração do regimento interno do Grupo Gestor de Fauna, que se reúne novamente no dia 05/12 para fechar o regimento e dar continuidade aos projetos de fiscalização e combate ao tráfico de animais. A possibilidade é de que o grupo seja legalmente formalizado até o fim do primeiro trimestre de 2007.
Erik Oakes

IBAMA Goiás promove encontro sobre o DOF

O Ibama Goiás e a Diretoria de Florestas vão receber na próxima terça-feira, 14, no auditório da Superintendência, a partir das 14 horas, técnicos de diversas instituições e pessoas interessadas em obter mais informações sobre o Documento de Origem Florestal (DOF).

O Diretor de Florestas, Antônio Carlos Hummel, explanará sobre esse sistema que deverá ser um marco histórico no combate à ilegalidade na exploração de madeira. O objetivo é sanar dúvidas acerca do funcionamento do DOF, que passou a ser a licença obrigatória para controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, a ser gerada por um sistema eletrônico centralizado no IBAMA.

Completando dois meses de implantação, o novo sistema, que substituiu a Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF), conta com ampla aceitação do meio empresarial. Das 15 mil empresas do ramo madeireiro em atividade no país, 13 mil já se cadastraram no DOF.

Em Goiás, o cadastramento dos empresários no DOF, tímida em setembro, cresceu bastante em outubro. A tendência é de que a inserção dos dados das empresas que ainda não ingressaram no novo sistema logo se concretizem, haja vista a grande procura no IBAMA por parte das empresas, visando à regularização da situação cadastral.
Mirza Nóbrega

Encontro da Renima mobiliza representantes de vários estados

Brasília/DF (10/11/06) – Representantes do Ibama, Ministério do Meio Ambiente e de órgãos ambientais de 16 estados, se reuniram em Brasília, durante cinco dias, para discutir alternativas e concretizar planos para o fortalecimento da Rede Nacional de Informação Ambiental (Renima). Na abertura, os participantes foram recebidos pelo Diretor de Gestão Estratégica do Ibama, Eason Ferreira do Nascimento.

Os integrantes da Renima somam 37 órgãos ambientais de todo o país e unidades descentralizadas do Ibama, sob a coordenação do Centro Nacional de Informação do Ibama (CNIA). A rede compartilha acervos e experiências e promove a cooperação focada nos serviços aos usuários, como o empréstimo de acervo.

Uma das participantes, Zuleide Leandro, representante da Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará, disse sobre o encontro que “o sentido de rede, finalmente, foi implantado e o aprendizado técnico está sendo aprimorado”. Segundo ela “as metodologias comuns foram um grande passo para criar as condições de nivelar os integrantes da rede”.

A Renima foi criada pelo Ibama, por meio da portaria número 48-N de 1993, para dar suporte de informação às atividades técnico-científicas, apoiar os órgãos componentes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama no processo de gestão ambiental, e difundir informação sobre meio ambiente.

Segundo Sônia Bragança, do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo, “nesses últimos três anos, a rede evoluiu muito no que diz respeito às tecnologias de informática que foram implantadas”. Ela ressalta ainda que o “Termo de Cooperação assinado entre o Ibama e as unidades de informação dos estados foi um fator importante para registrar o compromisso e o papel de cada integrante da rede”.

Mara Lúcia, coordenadora do Centro de Informação da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, acredita que “o encontro também serviu para fortalecer as relações entre os centros cooperantes e as unidades do Ibama e ampliar o conhecimento profissional”.

O encontro resultou na Carta aos Dirigentes das Unidades Integrantes da Renima. O documento, assinado por mais trinta participantes solicita aos gestores comprometimento político com a informação sobre meio ambiente nas instituições. A deficiência de recursos humanos, infra-estrutura e logística foram dificuldades levantadas.

Para Heloísa Godoi, chefe da unidade de Informação do Centro de Manejo e Conservação de Répteis e Anfíbios do Ibama (RAN), “a Renima, apesar de ser uma rede de informação voltada para área ambiental, possui uma multiplicidade de temas e integrantes e nesse sentido houve um avanço na compreensão dessa diversidade e na forma de lidar com ela dentro da rede”.

Algumas instituições que ainda não compõem a Renima foram convidadas a participar e conhecer a rede: a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Pará- SECTAM, Secretaria Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. Em seus pronunciamentos os representantes das unidades de informação desses órgãos estiveram de acordo quanto à importância da integração em rede para a difusão da informação ambiental.

O coordenador da Renima, José Ximenes, chefe do CNIA, disse que “a rede agora está caminhando para um estágio de qualificação técnica que permite o ingresso de novos integrantes, e a inclusão do acervo das bibliotecas desses órgãos seria um ganho para os usuários da Renima”.

Durante as palestras, várias pessoas relataram experiências de suas instituições. Ruben Bauer, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, abordou a dinâmica das redes sociais. A gerente do projeto biblioteca do Ministério da Saúde, Eliane dos Santos, falou sobre os padrões de qualidade na produção bibliográfica e normativa, e a coordenadora da Biblioteca do Supremo Tribunal Federal, Lílian Vilas Boas, tratou do processo de implantação da qualidade nos serviços de referência, usando como base para o tema a própria biblioteca do STF que faz parte do seleto grupo de três bibliotecas brasileiras com certificação de qualidade.

Do encontro resultou a criação de importantes grupos de trabalhos que vão se dedicar a analisar, entre outros temas, tesaurus de meio ambiente, qualidade da informação e divulgação da rede. Os dois últimos dias foram reservados para habilitar técnicos no uso dos programas de processamento do acervo bibliográfico.

Ao final, ocorreu a segunda reunião do Comitê Técnico Executivo da Renima para avaliar o resultados e dar encaminhamento às decisões plenárias que inclui a portaria de criação do próprio Comitê.
Janete Porto

Avança o processo de gestão ambiental compartilhada no Amapá

Macapá/AP (06/11/06) - No último dia 1º representantes da Superintendência do Ibama no Amapá participaram de audiência com o governador Waldez Góes, que contou com a participação dos gestores das Secretarias de Meio Ambiente (SEMA), Especial de Desenvolvimento Econômico (SEDE), da Agricultura, Floresta e do Abastecimento (SEAF), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O encontro objetivou dar maior agilidade às ações e às atividades decorrentes da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Ibama e governo estadual para a gestão compartilhada dos recursos florestais, em atendimento a Lei nº 11.284/2006.

Na ocasião, o Ibama apresentou a atual conjuntura do setor florestal no Amapá, enfatizando que a principal dificuldade para a aprovação de planos de manejo e autorizações para desmatamento com fins agrícolas está relacionada à indisponibilidade de terras que atendam às exigências legais para a execução dessas atividades.

Como resultado da reunião, foi deliberada a realização de uma Oficina no dia 16 deste mês, a ser coordenada pelo estado do Amapá com o fim de discutir os problemas estratégicos do setor florestal, apontando soluções e responsabilidades dos órgãos gestores da política florestal de curto, médio e longo prazo.

O governo estadual também se comprometeu em enviar técnicos da área florestal para apoiar o Ibama nas ações de transição das competências e fortalecimento institucional, conforme previsto no acordo de cooperação.

Em outra ação, o governador irá coordenar gestões junto à bancada e ao governo federal no sentido de buscar alternativas para a regularização fundiária no Amapá, principal entrave para o setor florestal, em razão da maioria das terras serem públicas, pertencentes à União.
PatríciaSullivan

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.