Panorama
 
 
 

MILHO TRANSGÊNICO PODE COLOCAR SAÚDE DOS BRASILEIROS EM RISCO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

09-11-2006 - São Paulo - Aprovação de variedade que está em pauta na CTNBio causaria graves impactos sobre a saúde humana e o meio ambiente, de acordo com documentos científicos.

O Greenpeace enviou hoje para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) dois documentos sobre os potenciais impactos do milho transgênico resistente ao agrotóxico glufosinato de amônio, conhecido comercialmente como Liberty Link. Atualmente, o processo de liberação comercial desse milho geneticamente modificado patenteado pela Bayer CropScience está na pauta da próxima reunião da Comissão agendada para os dias 22 e 23 de novembro.

Um dos documentos enviados pelo Greenpeace à CTNBio é um relatório publicado em outubro de 2006 pelo Ministério da Saúde da Áustria (1), onde o milho Liberty Link está proibido desde 1999. O outro documento é um relatório produzido em 2001 pela ONG Amigos da Terra no Reino Unido (2). Na época, a liberação comercial do mesmo milho resistente ao glufosinato de amônio havia sido pedida naquele país e acabou sendo retirada pela própria empresa.

De acordo com os documentos enviados, a quantidade de resíduo de agrotóxico no milho transgênico é muito maior do que a do milho convencional e pode trazer sérios riscos para a saúde humana, como náuseas, diarréias, nascimento de fetos prematuros e até aborto. Além disso, os documentos apontam para o risco de aparecimento de ervas daninhas resistentes ao agrotóxico e a possibilidade de contaminação de lavouras convencionais por milho transgênico.

“Estamos pedindo que a CTNBio e o governo brasileiro levem em consideração as evidências apresentadas e sigam o Princípio da Precaução”, disse Ventura Barbeiro, da campanha de engenharia genética do Greenpeace Brasil. “O que está em jogo é a saúde do povo brasileiro, a segurança de nosso meio ambiente e a agricultura familiar. O governo não pode permitir que nos usem como cobaia. O milho transgênico que está em pauta não pode ser aprovado”, completou.

Ausência de documentos

A ONG Terra de Direitos solicitou recentemente à CTNBio uma cópia do processo de liberação comercial do milho transgênico da Bayer, resistente ao glufosinato de amônio. No entanto, no pacote recebido, o qual o Greenpeace teve acesso, estão faltando 45 páginas. De acordo com a carta de encaminhamento que antecede as páginas ausentes, estão faltando três documentos referentes à quantidade de agrotóxico que chegará à mesa dos consumidores brasileiros.


(1) “Relatório das evidências científicas com as últimas descobertas sobre as medidas de segurança na Áustria para as linhagens de milho geneticamente modificado”, disponível em: http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/
revisao_T25_e_MON810_Austria.pdf

(2) “Ciência ruim, decisões ruins – As evidências contra o milho transgênico da Aventis”, disponível em: http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/
relatorio_ciencia_ruim.pdf

SE É BAYER, É BOM?
A Bayer tenta introduzir milho transgênico no Brasil. Isso pode colocar em risco nossas plantações e nossa saúde. Proteste!

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.